sábado, 22 de agosto de 2015

Viçosa realizou a 2ª Conferência de Juventude


Aconteceu nessa sexta-feira, 21 de agosto, a 2ª Conferência Municipal de Juventude de Viçosa, na Casa da Cultura Popular Palácio das Louceiras. O evento reuniu quase 100 pessoas, sendo 75 jovens e adolescentes participantes dos debates. Sob a responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Juventude (COMJUV), o evento teve como tema “As várias formas de mudar a cidade de Viçosa-RN”, com o objetivo de atualizar a agenda dos jovens para o desenvolvimento da cidade e também a fim de reconhecer e potencializar as múltiplas formas de expressão juvenil.

A conferência contou com a parceria da Casa da Cultura Popular de Viçosa, sob a coordenação da jovem Mayara Magre, que trouxe como convidado a COMPANHIA CULTURAL CIRANDUIS para apresentar a peça “O Fuxiqueiro”, fazendo a alegria dos presentes. Contou também com a participação da ASSOCIAÇÃO CULTURAL ACORDA COPOERISTA sob o comando do monitor ERIVALDO CALIXTO que também apresentou o grupo de capoeira do SCFV de Viçosa.
A secretária Dalva Vieira, explicou que a Conferência é fundamental para estimular o jovem a pensar na cidade através de propostas que sejam benéficas a todos, inclusive para eles. “Fazer o jovem se corresponsabilizar pelo coletivo é um grande desafio. Eu tenho uma grande expectativa de que eles encontrem formas criativas para isso.” Ela acrescenta que todas as propostas apresentadas serão estudadas pelos órgãos e que a Prefeitura está sensível para escutar o jovem.
Os debates foram organizados conforme os eixos de direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, Direito à Educação, Profissionalização, ao Trabalho e à Renda, Direito a Diversidade e a Igualdade, à Saúde, à Cultura, Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão, Direito ao Desporto e ao Lazer, Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, Direito ao Território e à Mobilidade, Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça. 
O presidente da Comissão Organizadora da Conferencia da Juventude, Danilo Max, explica que essa conferência faz parte da Conferencia Nacional da Juventude que está na terceira edição, e o pequeno município de Viçosa está na sua segunda conferencia quando a maioria dos municípios do Rio Grande do Norte ainda não realizou nenhuma. “Nós notamos que a juventude de hoje é bastante diversificada e o nosso objetivo aqui hoje é englobar todas as formas e pensamentos.”
O coordenador do Núcleo de cidadania dos Adolescentes de Viçosa, Elizaias Tavares, comentou que a participação nas políticas da juventude é essencial. “Esta conferência é extremante importante para que nós possamos estar exercendo nosso papel de cidadão. Hoje em dia, as pessoas dizem que o jovem não se organiza politicamente, mas isso acontece por falta de espaço. Hoje é nossa oportunidade. Esperamos que as secretárias municipais promovam mais debates referentes ao Estatuto da Juventude e que os jovens colaborem de forma participativa e democrática.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...