quarta-feira, 5 de agosto de 2015

5 de Agosto - Dia Nacional da Saúde

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. O Dia da Saúde também serve para recordar a vida e trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.
O Brasil ainda comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, em 31 de Março.
Origem do Dia Nacional da Saúde
O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial com o Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de Novembro 1967, através do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.  O dia 5 de Agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.  Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de Agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Frases e Mensagens para o Dia Nacional da Saúde
"Saúde é um estado de completo estado físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.
"A gente quer é ter muita saúde. A gente quer viver a liberdade. A gente quer viver felicidade..." (Gonzaguinha)
"O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É muito importante lembrar de nossa saúde diariamente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...