quarta-feira, 29 de abril de 2020

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM TEMPOS DE PANDEMIA


A Assistente Social da SEMTHAS Helane Maia participou de uma live no dia 22 de abril pelo canal Pótere Social que é uma entidade de consultoria, treinamentos e capacitação. A equipe é formada por profissionais qualificados para atuarem nas mais diversas áreas que permeiam o social, realizando cursos de capacitação, assessorias e preparatórios para concursos.

Na ocasião foi amplamente discutido no vídeo o aumento da violência contra a mulher no contexto da Pandemia do Coronavirus que tem preocupado profissionais das mais diversas áreas que atuam na linha de frente da promoção dos direitos da mulher e da família viver em um ambiente doméstico sem violência.

Em alguns Estados o aumento das denúncias chegam até a 70% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Mais tempo em casa, restrições de liberdade, convívio mais próximo e duradouro podem ser uma das causas desse aumento? O lar é lugar de descanso, acolhimento e afeto ou para muitas mulheres é sinônimo de um local hostil, inseguro e perigoso?

Mesmo em esquema de trabalho especial, as medidas protetivas vão continuar sendo avaliadas neste período e a mulher e seus familiares podem ser encaminhados para abrigo, caso seja necessário. A Lei Maria da Penha estabelece um prazo de 48 horas para avaliação do pedido da medida protetiva, mas no Rio de Janeiro temos um protocolo que possibilita que a medida saia no mesmo dia, mesmo no plantão judiciário — explica.

As denúncias também podem ser registradas pelo Disque Cidadania (0800-0234567), inaugurado no mês passado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Endereços e telefones úteis:

Polícia Militar: 190

Disque Denúncia: 180

Disque Cidadania: 0800-0234567

CRAS: DE VIÇOSA/RN 3376-0136

Link da vídeoconferencia: https://www.youtube.com/watch?v=AQLztaUJY1E&t=275s  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...