quarta-feira, 27 de maio de 2015

27 de Maio - Dia Mundial dos meios de Comunicação

O Dia Mundial dos meios de Comunicação foi comemorado pela primeira vez em 12 de Maio de 1967, atendendo a proposta do Concílio Vaticano II, onde o papa Paulo VI publicou uma mensagem com o tema "Os meios de Comunicação Social". A Comunicação vem do latim “communis”, ou seja, comum, dando ideia de comunidade. Comunicar significa participação, trocar informações, tornar comum aos outros, ideias, opiniões e estados de espírito. A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social oferecem à cultura, à sociedade e ao mútuo conhecimento, e compreensão entre as pessoas, são grandiosas.
Mídia é todo o conteúdo, ou forma de instrumento, usado no processo de comunicação, que constantemente está em evolução. Talvez a primeira forma de comunicação entre os seres humanos, tenha sido a linguagem de sinais, usadas na pré-história, e a partir da história, surgiu então a escrita, que acabou se tornado assim, o ponto de partida referencial da comunicação entre os humanos. O principal objetivo da mídia é comunicar, podendo ainda especializar-se na maneira de educar, informar, ensinar, entreter, transmitir, permitindo assim, que o conteúdo de informação atinge lugares na terra imediatamente, influenciando nas relações pessoais, o que se torna algo positivo. Entretanto, se a informação for usada como forma de manipulação, visando interesses de um grupo ou indivíduo específico, criando estereótipos e modificando o comportamento das pessoas, se torna negativo.
O surgimento da escrita marcou o inicio da historia, seguindo das técnicas de imprimir ilustrações, símbolos, até chegar a própria escrita, tornando acessível, a informação a um número cada vez maior de pessoas, e alterando dessa maneira, o modo de viver e pensar de uma sociedade. Com a escrita, surgiu o jornal, cujo primeiro exemplar data do ano 59 AC, em Roma, criado por Julio César, no intuito de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos da época.
Mas o homem inovou essa disseminação de ideias, e criou o rádio, cuja primeira transmissão ocorreu em 1900, um marco na história da humanidade, porque ao contrario do jornal, que era impresso, o rádio através de suas ondas, possibilitava um alcance muito superior, e numa velocidade maior. Na sequência, foi criada a televisão, em 1924, que unia os componentes gráficos de um jornal, com imagens e figuras, e os componentes de áudio do rádio, com a fala e os sons, permitindo assim, que as pessoas pudessem ver as imagens em movimento, bem como ouvir o que diziam tais imagens.
Por fim, na era da tecnologia, criou-se o computador, em 1943, que consistia numa enorme máquina que ocupava uma sala inteira, e que em 1971, sofreu algumas transformações, originando o micro computador. Daí pra frente, a evolução na comunicação não parou mais, e vieram os computadores portáteis, os de mão, cuja abrangência de funções tem sido cada vez maiores. Paralelo à evolução dos computadores, encontra-se a internet, que de fato, já existe desde 1969, e era usada exclusivamente para fins militares durante a Guerra Fria, pelas bases militares americanas, e era chamada de ARPANET.
Após a Guerra Fria, seu uso tornou-se desnecessário para fins militares, e estes, decidiram tornar o seu acesso público, em 1971. A ARPANET passou então, a ser usada por acadêmicos e professores universitários,
principalmente nos EUA, onde eram trocados pensamentos e mensagens, fazendo com que o sistema fosse renomeado para internet. Nos anos 90 a disseminação e popularização da internet pra fins comerciais, privados, e domésticos, fez com que a sua busca aumentasse, tornando-a, a partir de 2008, indispensável na vida de todos. Estar conectado à rede mundial aumenta a interatividade, o conhecimento, a diversão, e acima de tudo a comunicação.

Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...