sexta-feira, 1 de maio de 2015

01 de Maio - Dia da Literatura Brasileira

A data é uma homenagem aos grandes escritores e às suas belíssimas obras, que passam por uma extensa e rica diversidade de escolas literárias, marcando cada período social e intelectual da história do Brasil. Entre as vanguardas e escolas literárias mais significativas para a literatura brasileira está o Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – Modernismo, Modernismo e o Neo – Realismo. A importância cultural e histórica da literatura no Brasil ainda é homenageada no dia 18 de abril, data conhecida por ser o Dia Nacional do Livro Infantil, e também o Dia do Monteiro Lobato, o mais importante nome da literatura infantil brasileira.
Origem do Dia da Literatura Brasileira
O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores do Romantismo Brasileiro, José de Alencar.  José Martiniano de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era, ou seja, com os personagens típicos do Brasil, como o índio e a vida no sertão nordestino.  Alencar era cearense e, além de escritor, também atuava como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...