terça-feira, 12 de maio de 2015

12 de maio - Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade. O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.
Florence Nightingale e o Dia Internacional da Enfermagem
Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecidom e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
Dia Internacional da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.
Mensagens para o Dia dos Enfermeiros
"12 de maio é um dia especial, dedicado àquelas pessoas especiais que cuidam tão bem de nós quando estamos doentes. Vivam os Enfermeiros!"
"Obrigado a você, Enfermeiro/a, por horas e horas e anos e anos de vida de dedicados à nossa saúde! Sem vocês não estaríamos aqui!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...