terça-feira, 3 de agosto de 2021

03 DE AGOSTO: DIA DO CAPOEIRISTA.

 









Dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista. A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Durante muitos anos, mais precisamente do fim do século XIX até meados do século XX, praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei “Sampaio Ferraz”, de 1890. Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo país. Hoje, a capoeira é um dos principais cartões de visita da cultura brasileira em todo mundo.

A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista decorre da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. A capoeira surgiu no Brasil entre afro-brasileiros escravizados, em meados do século XVII. Para se defender dos golpes que recebiam dos capatazes, os cativos passaram a empregar movimentos rápidos para se desviar do chicote e aplicar, com os pés, pancadas no adversário.

“Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma”.

(Mestre Pastinha)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO ANUNCIOU UM AUMENTO DO AUXÍLIO BRASIL PARA R$ 600 NO DIA 24 DE JUNHO

  A informação foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro em um pronunciamento realizado na última sexta-feira (24), em João Pessoa (PB). ...