terça-feira, 24 de agosto de 2021

DIGA NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IDOSA.





Na manhã de segunda feira, 23 de agosto de 2021, foi ao ar mais um Programa Assistência em Foco vinculado pela rádio FM da Paz, com a participação da Coordenadora do CRAS-Viçosa/RN, Antonia Goreti e do Psicólogo, Douglas Vasconcelos, trazendo mais informações alusivas ao AGOSTO LILÁS com ênfase na VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IDOSA.


Apesar de o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei nº 10.741/2003, garantir os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 as, com frequência se tem notícia de quebra e/ou não cumprimento de direitos básicos, como à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade e convivência familiar e comunitária tendo como vítima também a MULHER IDOSA.

O envelhecer traz consigo os prós (experiência de vida, aquisição de mais conhecimentos e vivências assim como maior amplitude da visão de mundo) e os contras (sentimento de perda, dependência física e por vezes afetiva, maus tratos, violência inclusive a patrimonial e a negligência por parte dos familiares e/ou do tutor (a) que deveriam protegê-las). Diante do exposto se faz necessário mudar a forma de ver a atenção e cuidados que estão sendo dispensados à MULHER IDOSA e estabelecer metas para implantar projetos sociais, dentro das políticas públicas, considerando as especificidades, como saúde, questões sociais, composição familiar e território no qual qual ela está inserida.

"Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito."






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMAS REALIZA REUNIÃO PARA AVERIGUAÇÃO DOS CADASTROS DO PROMAF

  Neste último dia 24 de maio aconteceu mais uma reunião do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. A reunião foi realizada no au...