quinta-feira, 19 de agosto de 2021

VIÇOSA/RN REALIZA A XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA


A prefeitura Municipal de Viçosa através do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social, em formato híbrido (presencial e virtual). No dia 17 aconteceu uma pré-conferência momento em que teve como facilitadora a assistente social Irenice de Fátima que apresentou os cinco eixos que irão gerar propostas e diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Neste dia 18 (quarta-feira) a partir das sete horas aconteceu à abertura oficial da conferência com a apresentação do Hino Nacional e de Viçosa, apresentação cultural, Falas das autoridades, leitura e aprovação do Regimento Interno. A mesa das autoridades, além da secretária Dalva Vieira e a presidente do CMAS Helane Maia, contou com a presença da vice-prefeita, do presidente da Câmara dos vereadores, da conferencista e de duas usuárias.

Um grupo formado por adolescentes e um funcionário da Vigilância socioassistencial fez uma performance instrumental e em seguida outro adolescente do SCFV recitou um cordel em homenagem a Luiz Gonzaga.

A conferencista Ivani Matias Trigueiro Xavier encantou a todos com sua maneira simples de apresentar temas tão complexos como os que envolvem a política de assistência social no momento. Destacou em sua fala que a assistência é um direito constitucional que não poderia estar sofrendo cortes nos recursos como vem sofrendo nesses últimos anos.

A conferência teve relevantes participações da sociedade civil principalmente do segmento dos usuários. O prefeito Ramon Alves não participou da abertura, sendo representado pela vice-prefeita, mas chegou ainda a tempo de assistir a conferência magna e na sua fala ressaltou que os usuários são o início, meio e fim da política de assistência social. Falou do compromisso da gestão que com a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da assistência luta para proporcionar uma vida melhor para todos e todas. Falou das dificuldades neste momento para reduzir as desigualdades sociais e superar o estado de pobreza que aumenta cada dia, na população mais vulnerável.

Fazendo uso da palavra o presidente da Câmara, vereador Marcio Christian enfatizou que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, e colocou a casa legislativa a disposição para trabalhar muito no sentido de viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Viçosa.

De acordo com a secretária Dalva Vieira, a presença dos usuários do SUAS destaca a importância da Conferência considerando que Junto aos profissionais da Assistência Social, os usuários participaram desde o início do processo que visa uma melhora constante das políticas públicas de Assistência Social enriquecendo o resultado da Conferência com as propostas para a conferência estadual em outubro. O público prestigiou a conferência contando com segmentos de todos os setores de Viçosa. Saúde, Educação, Obras, Gabinete do Prefeito, conselho tutelar e demais conselhos do município marcaram presença na conferência.

A presidente do CMAS em sua fala reafirmou o papel da Assistência Social como uma política garantidora de direitos e nesse momento, em que governo e sociedade civil discutem sobre melhorias para os serviços, os usuários e suas realidades de vida fazem parte do centro do debate, como forma de organizar as deliberações de acordo com as demandas e necessidades do município.

O encontro também elegeu delegados que representarão Viçosa na Conferência Estadual em outubro. Helane Maia (trabalhadores do SUAS) e Vicente Sabino(Poder público). Os suplentes foram Romildes de Oliveira e o Francisco Israel.

O encerramento da Conferência foi abrilhantado com uma apresentação de Capoterapia coordenada pelo professor de capoeira Erivaldo Calixto.












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...