quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA

No mês de outubro de 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira Corrida pela Cura (do Câncer de Mama), em Nova York, distribuindo aos participantes um laço-cor-de rosa em um ato simbólico de conscientização para o diagnóstico precoce, procedimento que aumenta expressivamente as chances de cura. Desde então, entidades do mundo todo levantam a bandeira do tema durante décimo mês do ano: é o Outubro Rosa.
Vale lembrar que a doença mata quase meio milhão de pessoas anualmente, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, esta já é a segunda maior causa de morte de mulheres. Somente no ano de 2011, foram 13.225 vítimas no país.
O rosa é uma forma de chamar atenção para a importância do autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, que diminui os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões - um aumento de 17% em relação a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEIMEP COMEMORA DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou...