terça-feira, 30 de junho de 2015

RELAÇÃO DOS INSCRITOS QUE ESTÃO APTOS A FAZER O EXAME DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO COM CARÁTER ELIMINATÓRIO

  1. Antônia Dulce de Souza Tavares
  2. Antonia Gerlianne Alves de Oliveira
  3. Auridete Lopes de Souza
  4. Cesiane de Freitas Lopes
  5. Francisca Itamária de Paula Sabino
  6. Jailma Batista da Silva
  7. Leodécio Lopes de Almeida
  8. Maria Cleiza Soares Pereira
  9. Maria do Socorro de Arruda
  10. Sâmia Rafaela Rodrigues de Paiva


Viçosa, 26 de Junho de 2015

 COMUDICA

Prorrogado o prazo para o acompanhamento das condicionalidade do PBF na área da Saúde

Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Saúde prorrogaram para o próximo dia 10 de julho o prazo para as famílias beneficiárias do Bolsa Família fazerem o acompanhamento de saúde. Essa é uma das condicionalidades do programa, que determina que todas as crianças menores de sete anos sejam vacinadas, pesadas e medidas e que as gestantes façam o pré-natal em dia.
As informações das condicionalidades do Bolsa Família servem para identificar riscos e vulnerabilidades e assegurar melhor qualidade de vida aos beneficiários. “É importante termos essas informações para acompanhar o desenvolvimento das crianças e das famílias. O objetivo não é fazer uma punição das famílias, mas acompanhar a saúde das pessoas do programa”, explica o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Helmut Schwarzer.
Mas é importante que as famílias beneficiárias compareçam às unidades básicas de saúde para terem acesso a ações de prevenção e promoção da saúde.

Informações do site MDS.GOV.BR

sexta-feira, 26 de junho de 2015

COMUNICADO

Comunicamos aos candidatos com a inscrição deferida no processo eleitoral para o Conselho Tutelar que o Curso de formação, previsto na lei 030/2003, será realizado no dia 30 de Junho de 2015 (Terça-feira) a partir das 07h00min no auditório do Centro de Referência da Assistência Social Irineia de Souza Barra, localizado à Rua Vicente Pedro, 123, Centro, Viçosa-RN. 

Comissão Especial

quinta-feira, 25 de junho de 2015

25 de junho - DIA DO IMIGRANTE

Aquela pessoa que vai exercer sua profissão em outro país, onde a mão de obra oferece mais oportunidades. Mas este não o único motivo que leva a saída do país. A busca pelo sucesso, cursos de especialização, qualidade de vida, aproximação dos familiares são alguns dos motivos que levam a troca temporária ou permanente por outros lugares.
O Brasil é um país de imigrantes. Aqui, desde o final de 1800, chegaram para trabalhar as mais variadas etnias; italianas, alemães, polonesas e oriundos de quase todos os países da Europa e Ásia. Em fins do século XIX, os japoneses começaram a chegar em grandes grupos, sendo apoiados por seu governo, devido a crises de trabalho existente em sua terra. 
Todos estes imigrantes, com sua força de trabalho e vontade de vencer, fizeram junto com os brasileiros um Brasil próspero e rico. Esse progresso e crescimento se deve muito a mão de obra africana, que apesar do regime escravagista, deixou sua marca genética.
Há muitos brasileiros que saem em busca de novos rumos  Alguns voltam sem conseguir seus objetivos, mas há os que adotam a nova terra, porque lá alcançaram sua meta e voltam apenas para visitar ou buscar parentes, facilitando uma possível carreira fora daqui.
Devido a falta de empregos nos países preferidos pelos imigrantes, fato este devido ao aumento demográfico, as nações mais procuradas tiveram que adotar medidas antimigratórias, como a Lei Dèbret, aprovada na França em 1997 e a Lei de Responsabilidade pela Imigração em vigor nos EE.UU. no mesmo ano.
O fato é que sempre haverá imigrações, migrações, intercâmbios culturais, até porque está no íntimo do ser humano, a vontade de conhecer e conviver com novas culturas, aliada a necessidade de sobrevivência através do trabalho e especializações encontradas em outros países mais adiantados.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Secretaria de Assistência Social de Viçosa e o “Arraiá Intergeracional”

A equipe da Assistência Social de Viçosa apresentou nessa terça-feira, 23 de junho de 2015 o São João Intergeracional. O evento de quadrilhas juninas reúne muito mais do que pares coreografando tradicionais de dança. Os grupos que se apresentaram se esforçam na elaboração de temas e enredos que são tratados com seriedade em todos os quesitos. As apresentações contaram a história de personalidades, costumes, sentimentos, fenômenos climáticos, momentos históricos.
Com o forró pé de serra e muita animação que esquenta o mês dos festejos juninos, idosos do Grupo Cidade Verde que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também estiveram presentes para mais uma apresentação do “Arraiá Intergeracional” que já faz parte dos festejos juninos do município, muito importante não só pelo fato de celebrar o São João, mas também para promover a inclusão social e integração dos idosos. Os idosos mostraram muita animação ao som da música regional e muito arrasta-pé.
O Prefeito Antonio Gomes de Amorim prestigiou o evento, acompanhado de sua esposa. Muitos vereadores e secretários municipais também marcaram presença.

A meta da SMAS é estimular a saudável convivência com os idosos e promover a participação do grupo em atividades sociais, culturais e artísticas, além de proporcionar palestras, campanhas sobre diversos temas, sempre em parceria com outros seguimentos, com o objetivo dar aos idosos de Viçosa um novo olhar sobre a convivência social.





terça-feira, 23 de junho de 2015

SMAS participa de Festival de Comidas Típicas Regional

  A Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa participou ontem, 22 de Junho, do 1º Festival de Comidas Típicas Regional do Arraiá Encanta Escolar, que tinha como tema as comidas típicas do nordeste.
Os pratos preparados pela equipe da SMAS foram a Canjica e o Bolo de Milho. A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por essa sobremesa ocorre no período das festas juninas e julinas. Já o bolo de milho é um alimento tipicamente indígena, consumido não apenas por índios brasileiros, mas das três Américas.
A Creche Escola Municipal Eulina Pinto realizou um desfile com seus alunos vestidos de roupas típicas de São João e em seguida desfilaram as Rainhas do Milho, onde cada uma representava uma secretaria municipal. A representante da SMAS foi Ana Luiza, uma criança do grupo de 0 a 6 anos  do SCFV da SMAS

                  


   
 
   

                                                   

23 de Junho - Dia do Lavrador

Homenageado no dia 23, o lavrador exerce a função de cultivar a terra, é a partir de seus cuidados que a plantação se desenvolve e o produto final é colhido em seu melhor estado.
Para esse profissional é importante saber a época de cada alimento, se plantados no período correto do ano a colheita é sempre mais produtiva, além disso ele precisa saber também nutrir a terra, com o que a planta vai precisar para crescer saudável, saber sobre adubos e sobre o tempo de retirar o alimento da terra.
Na área rural da região nordestina essa é uma das principais fontes de renda, muitas famílias passam a profissão de geração em geração.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Plataforma Virtual de Acompanhamento (PVA) vem aí!

O Selo UNICEF completa este ano 15 anos desde a primeira edição, no Ceará. Nesse tempo foram várias as inovações na metodologia visando a melhoria do trabalho nos municípios, na gestão por resultados e, consequentemente, na vida das meninas e meninos do semiárido brasileiro.
Tais inovações e aperfeiçoamentos na forma de se trabalhar procuraram (e procuram) ir ao encontro do que é feito nos municípios, em uma via de mão dupla, ou seja, o município aprende com o UNICEF e o UNICEF aprende - e muito - com cada município.
Este ano, uma novidade promete empolgar todos os envolvidos: a Plataforma Virtual de Acompanhamento (PVA). A Plataforma é um sistema digital que tem como principal função o acompanhamento da implementação das 27 Ações Estratégicas propostas na atual edição. Ela também tem como função apoiar os municípios a atingirem melhores resultados, a partir de ferramentas de troca de experiências (roda de conversa), de planejamento e implementação (mesa de trabalho), e de apresentação dos resultados (mural de resultados).
Desde março que a nova ferramenta vem sendo apresentada durante as capacitação do Selo UNICEF e sempre com uma receptividade muito boa. Nessas ocasiões, além de conheceram a estrutura da PVA, tiveram a oportunidade de exercitar os conhecimentos recém compartilhados de maneira lúdica e participativa, por meio de um grande painel simulando a plataforma virtual.
Com a plataforma, o processo de comunicação e socialização das ações estratégicas desenvolvidas pelos municípios se torna mais fluido, interativo e dinâmico, uma evolução diante da forma usual, que ocorria por meio de relatórios.
A plataforma entrará em vigor ainda em julho e haverá uma capacitação específica.
Fonte: selounicef.org.br

Arraiá Intergeracional da SMAS realiza primeira apresentação de 2015

O Arraiá Intergeracional da Secretaria Municipal de Assistência Social fez a sua primeira apresentação de 2015 na reabertura da Casa de Cultura, nesta sexta-feira, 19 de Junho. O evento foi realizado como resultado de uma parceria, entre a Prefeitura Municipal de Viçosa (através das secretarias de Assistência social e de Cultura) e a Casa de Cultura “Palácio das Louceiras”, contando com a participação de autoridades e população em geral, que prestigiaram as apresentações feitas pelas instituições e a reabertura desta importante instituição cultural do nosso município.
A Creche Escola Municipal Eulina Pinto realizou um desfile das bonecas do milho e a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto trouxe apresentações sobre o meio ambiente e a importância da reciclagem.
A Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou o Arraiá Intergeracional da SMAS que contou a colaboração da banda regional Pisa na Fuló, banda genuinamente Viçosense, composta por alunos da Orquestra Filarmônica Padre Dário Torbolli, no comando do maestro Mauro Jerry. O repertório apresentado para os idosos “arrastarem as chinelas”, assim como diz o sertanejo, foi muito variado, sempre fazendo referência ao eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Os idosos optaram pela quadrilha matuta para que a tradição não seja quebrada e para manter viva a história do povo de Viçosa.
Teve como destaque da quadrilha a idosa, Helena Messias, que vinha como Dona do Arraiá, e logo após o Rei e a Rainha da quadrilha, representados por Antônio Bruno e Alzira Pedro (Dona Zirô), ambos componentes do grupo de idosos. Duas crianças do grupo de crianças (Cauã e Lorena) traziam o estandarte, e para completar o corpo de dançarinos lá estavam idosos e jovens de todos os grupos da SMAS, que juntos fizeram uma belíssima e animada apresentação.  
A população presente elogiou as apresentações e destacou a importância da reabertura desse espaço para a cultura local. O Arraiá Intergeracional volta a se apresentar na terça-feira, 23 de Junho, no Arraiá Encanta Escolar, no Ginásio Poliesportivo Francisco Silvério Neto.


COMUDICA reúne Comissão Especial para dar andamento ao processo eleitoral do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa-RN através da Comissão Especial Eleitoral realizou na última sexta-feira, 19 de junho, uma reunião no auditório do CRAS Irineia de Souza Barra, que tinha como objetivo a análise dos pedidos de recursos e defesas dos inscritos no processo eleitoral. Após a apreciação e votação de todos os recursos e defesas, a Comissão Especial Eleitoral divulgou a lista com os 06 inscritos que estão aptos a participarem do Curso de Formação (dia 25 de junho) e do Exame de Conhecimento (dia 19 de julho) ambos de caráter eliminatório. Também foi decidido pela comissão, considerando o item “6” do edital 001/2015-COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL, que após reabrir as inscrições e não ter atingido o número de  inscritos, o processo  continuará normalmente, neste caso com os 6  inscritos habilitados. 


sexta-feira, 19 de junho de 2015

EDITAL 03/2015


CONSELHO MUNICIPAL PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

EDITAL 03/2015
O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VIÇOSA/RN, no uso de suas atribuições legais e considerando o  disposto na Lei Federal nº 8.069/90, a Lei Municipal 030/2003 e posterior alteração, por intermédio da COMISSÃO ELEITORAL ESPECIAL, pelo presente Edital,  publica a relação das CANDIDATURAS DEFERIDAS  para o processo de escolha  unificado do CONSELHO TUTELAR DE VIÇOSA/RN e CONVOCA os candidatos abaixo relacionados para participarem da capacitação a realizar-se  no dia 25 de junho de 2015 com início  às 7 horas, na sede do CRAS- Centro de Referência da Assistência Social de Viçosa.
I – CANDIDATURAS DEFERIDAS EM ORDEM ALFABÉTICA
1.    Antônia Dulce de Souza Tavares
2.    Cesiane de Freitas Lopes
3.    Francisca Itamária de Paula Sabino
4.    Jailma Batista da Silva
5.    Leodécio Lopes de Almeida
6.    Maria do Socorro de Arruda
II – Será indeferido o registro definitivo da candidatura daquele candidato que faltar à capacitação no dia 25/06/2015 ou obtiver nota inferior a 6 pontos no exame de caráter eliminatório no dia 19/07/2015, ficando  excluído do processo de escolha;
III – A COMISSÃO ELEITORAL providenciará a comunicação pessoal dos candidatos relacionados, através de ofício com protocolo de recebimento, sem prejuízo da imediata publicação deste edital, mediante afixação/publicação na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Prefeitura Municipal de Viçosa-RN e Centro de Referência da Assistência Social Irineia de Souza Barra.

        Viçosa/RN, 19 de junho de 2015.

Glêdcia Juciele de Melo e Silva
Presidente da Comissão Eleitoral Especial

Análise dos recursos e defesas dos inscritos no Processo Eleitoral do Conselho Tutelar de Viçosa-RN


Viçosa, 19 de Junho de 2015



Comissão Especial

RELAÇÃO DOS INSCRITOS QUE ESTÃO APTOS A FAZER O EXAME DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO COM CARÁTER ELIMINATÓRIO

Antônia Dulce de Souza Tavares
Cesiane de Freitas Lopes
Francisca Itamária de Paula Sabino
Jailma Batista da Silva
Leodécio Lopes de Almeida
Maria do Socorro de Arruda
Viçosa, 19 de Junho de 2015




Comissão Especial

19 de junho - Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho porque foi nesse dia que Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Afonso Segreto fez então imagens da entrada da baía de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional.  Afonso Segreto era italiano de nascença. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

18 de junho - Dia da Imigração Japonesa

O Dia da Imigração Japonesa - ou Dia Nacional da Imigração Japonesa - é comemorado dia 18 de junho. A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma crise, enquanto que o Brasil necessitava de mão-de-obra para a lavoura do café. A colônia japonesa do Brasil está dividida em: isseis, nisseis, sanseis e yoseis.
Origem do Dia da Imigração Japonesa
A Imigração Japonesa é comemorada no dia 18 de junho porque foi a data que o primeiro navio chegou ao Brasil com imigrantes japoneses, no Porto de Santos, em 1908.
O navio Kasato Maru trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram. A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Viçosa capacita equipe para implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

O município de Viçosa capacita equipe técnica para posterior implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que é um serviço socioassistencial que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da convivência familiar por medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras previamente cadastradas.
A capacitação está acontecendo em Apodi, de 15 a 19 de junho, promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Justiça de Defesa da Infância, Juventude e Família  - CAOP, Secretaria  Estadual o Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte  e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência  Social  de Apodi.
Durante essa semana, 16 municípios estão participando dessa capacitação para orientar as equipes técnicas sobre a execução do serviço de acolhimento em família acolhedora  - Projeto Abrace Vidas. .
A secretária Dalva Vieira enviou dois técnicos para participar da capacitação: Glêdcia Juciele e Elizaias Tavares.

17 de junho - Dia do Funcionário Público Aposentado

O Dia do Funcionário Público Aposentado é comemorado em 17 de junho no Brasil. Segundo o Código Penal brasileiro assim define o funcionário ou servidor público: "Art. 327 - Considera-se funcionário ou servidor público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego, serventia ou função pública. § 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública."
Como designação geral, engloba todos aqueles que mantêm vínculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades político-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ou ainda, é uma definição a todo aquele que mantem um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de "Típica de Estado", geralmente é originário de concurso público pois é defensor do setor público.

17 de junho - Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca

No dia 17 de junho comemoramos o Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca, data escolhida pela Assembléia-Geral da ONU em 1994. Foi nessa data também, que a Convenção sobre a Luta contra a Desertificação foi aprovada. Por esses e por outros motivos, essa é a data oportuna para promovermos a sensibilização da opinião publica sobre a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.
 Desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Este é um dos processos que mais seriamente ameaçam a humanidade, caracterizando um problema mundial que atinge, pelo menos, um quinto da população do planeta ao longo de mais de cem países, causando imensas repercussões.
De acordo com as tendências atuais, e se não tomarmos nenhuma atitude a respeito, em 2020, cerca de 60 milhões de pessoas terão partido das zonas da África subsaariana para o norte da África e para a Europa. Em termos mundiais, 135 milhões de indivíduos correm o risco de ter de se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições.
A proteção e a regeneração das zonas áridas permitem diversos avanços: a segurança alimentar é reforçada; possibilita uma luta efetiva contra as alterações climáticas; além de ajudar as pessoas que vivem nessas zonas a tomar o seu futuro nas mãos. Com isso, aceleramos os progressos no sentido de cumprir os objetivos de desenvolvimento mundial. Neste Dia, reafirmemos a nossa determinação de combater a desertificação e a degradação dos solos e de atenuar os efeitos da seca e reconheçamos que cuidar dos nossos solos significa cuidar de toda a vida na Terra.

terça-feira, 16 de junho de 2015

SMAS participa de capacitação do Projeto Abrace Vida

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência Social e Meio Ambiente de Viçosa-RN está participando do curso de capacitação para orientar as equipes exclusivas sobre a execução nos municípios do serviço de acolhimento das famílias acolhedoras – Projeto Abrace Vidas. O evento vai de 15 a 19 de Junho. Na abertura, Viçosa contou com a representação da Gestora Municipal da Assistência Social, Dalva Vieira, e os técnicos Glêdcia Melo e  Elizaias Tavares. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Resultado da análise, pela Comissão Especial, das inscrições do processo eleitoral do Conselho Tutelar de Viçosa-RN

Viçosa, 12 de junho de 2015

Glêdcia Juciele de Melo e Silva
Comissão Especial

Creche Escola Municipal Eulina Pinto promove a I reunião de pais e mestres.

Os pais e mães das crianças matriculadas na Creche Escola Municipal Eulina Pinto participaram na última quarta-feira, dia 10 de junho,  da primeira reunião de pais e mestres da escola. Solange Maria de Oliveira Pinto, gestora da Creche Escola, relembrou  as várias regras de convivência da escola e reforçou  a parceria e os compromissos assumidos que deverão ser honrados por todos.
Além da socialização entre pais e a escola, a fim de melhorar o convívio das crianças que estão iniciando sua vida no âmbito escolar a pauta da reunião tratou também de assuntos relacionados aos horários trabalhados pela creche, fardamento, alimentação escolar,  festa junina, recesso e os cuidados que os pais devem ter com os filhos na hora de trazê-los à escola, Estiveram presentes na reunião a diretora e sua equipe, vereadores Marcio, Américo e Pinto, os secretários Roberto,  Adalmária  e Dalva Vieira.
A Professora  Solange destacou que a creche teve uma mudança essencial no atendimento, de maneira que hoje, as crianças começaram a ser preparadas para a vida escolar. As crianças deixaram de apenas brincar na creche e com um método diferenciado, as educadoras incluem a educação escolar, disse a diretora.
A secretária Dalva Vieira destacou a excelência do trabalho da Professora  Solange,    parabenizou toda a equipe pelo empenho, dedicação e comprometimento com que  vêm trabalhando e parabenizou também os pais e mães afirmando estar totalmente segura que o conhecimento e compromisso compartilhados  tornarão a escola mais forte.



15 de Junho - Dia do Paleontólogo

Paleontólogo ou paleontologista é um cientista que estuda Paleontologia, e é reconhecido como um profissional da área através da legislação de uma Sociedade Científica de cada país. No Brasil, paleontólogo é aquele que apresenta uma graduação (Geologia, Biologia ou áreas afins) e uma pós-graduação com monografia (dissertação ou tese) versando sobre uma pesquisa desenvolvida na área da Paleontologia. Aqueles que gostam de Paleontologia, como passatempo e não profissionalmente, e que não apresentam uma formação na área, não são paleontólogos. Por exemplo, não basta gostar de animais para ser Zoólogo, é preciso ser um profissional da área. Em alguns países há o reconhecimento dos Paleontólogos Amadores. No Brasil, por questões de impedimento legal, não há o reconhecimento de Paleontólogos Amadores, pois a coleta de fósseis por não-profissionais é terminantemente proibida, considerada um crime contra o Patrimônio Natural.

domingo, 14 de junho de 2015

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue.
A OMS promove também este ano a campanha “Pintando o Mundo de Vermelho”. O objetivo da campanha é conscientizar, por meio de ações culturais, a importância e a necessidade de hemocomponentes seguros para a população e agradecer aqueles que salvam vidas através do ato de doar sangue.
O que é preciso para ser um doador de Sangue?
  • Ter entre 18 e 60 anos
  • Peso superior a 50Kg
  • Boas condições de saúde
  • Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres de 90 dias.
  • Não estar grávida nem amamentando
  • Levar um documento oficial de identidade com foto
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vereadores de Viçosa aprovam o Projeto de Lei que instituiu o Plano Municipal de Educação

                                                      
O Projeto de Lei que instituiu o Plano Municipal de Educação  de Viçosa foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A votação aconteceu na sessão desta sexta-feira, 12 de junho e aprovou o projeto do Executivo Municipal que prevê metas, diretrizes, recursos e ações a serem alcançadas, nos próximos dez anos, visando principalmente a melhoria na qualidade de ensino ofertado aos estudantes de Viçosa.  

O Plano Municipal de Educação é um Plano de Educação do Município, integrado ao Plano Estadual de Educação e, ao Plano Nacional de Educação, porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas do município. A sua duração de dez anos excede o período de dois governos. Não é proposta personalizada de condução dos assuntos da Educação e nem produto teórico de gabinetes. Pretende ser um projeto de estado com metas de longo prazo, formuladas por profissionais de diversas áreas e de todos os níveis de ensino.
A educação é um dos mais importantes instrumentos de inclusão social, essencial para a redução das desigualdades no Brasil. A busca pela melhoria da qualidade da educação de Viçosa é o marco da administração Toinho do Miragem. Muitas ações são realizadas para melhoria da qualidade do ensino municipal, desde a estrutura física até a aprendizagem das crianças e valorização dos profissionais de educação.

Ao final da votação o Prefeito Antonio Gomes de Amorim parabenizou os vereadores pelo brilhante trabalho e agradeceu pela parceria e colaboração tendo como meta o desenvolvimento de Viçosa.

SECRETÁRIA DE VIÇOSA PARTICIPOU EM PAU DOS FERROS DOS DEBATES DO PLANO PLURIANUAL PARA 2016-2019.

A Secretária de Assistência Social de Viçosa, Dalva Vieira, participou dos debates para elaboração do  PPA Participativo  do estado do Rio Grande do Norte para os próximos 4 anos. A reunião foi promovida pelo governo do estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças e conta com o apoio do RN Sustentável via Banco Mundial.
 Essa foi a terceira, de um total de 10 reuniões que serão realizadas em todo o estado.  A reunião começou às 8h, no auditório Ariano Suassuna no IFRN. O território do Alto Oeste engloba 30 municípios e apesar do número de municípios recebeu uma pequena representação composta  por  prefeitos, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada. 
A Secretária Dalva Vieira foi acompanhada de Mara (Conselho do Meio Ambiente), Jackson (Conselho Municipal de Assistência Social) e Emerson (Serviço de Convivência).



12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Internacional do Trabalho em 2002. No dia 12 de junho diferentes entidades tentam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo.
Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.
O objetivo desse dia é também sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil.
Origem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
A Organização Internacional do Trabalho, que é uma agência das Nações Unidas, criou a data em 2002.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Resolução N° 03/2015-COMISSÃO ESPECIAL


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Resolução N° 03/2015-COMISSÃO ESPECIAL

Dispõe sobre a alteração do calendário do processo eleitoral do Conselho Tutelar de Viçosa-RN

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa, no uso de suas atribuições legais e,
Considerando as Leis N.º 030/2003-PMV e 200/2015-PMV, que dispõem sobre a implantação, processo de escolha e funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Viçosa-RN,
Considerando a portaria Resolução nº 170/2014 do CONANDA,
Considerando as deliberações do Conselho Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa-RN na reunião do dia 27 de Maio de 2015.
 RESOLVE:
 Art. 1.º - Prorrogar o prazo de inscrição para o Conselho Tutelar de Viçosa-RN até o dia 05/06/2015
Art. 2.º - Alterar os itens 5.1, 5.2, 5.3 e 5.4 do calendário do processo eleitoral do Conselho Tutelar de Viçosa-RN, que ficarão da seguinte forma:

DAS ETAPAS DO PROCESSO DE ESCOLHA
5.1. Inscrições e entrega de documentos no período de 18/05/2015 a 05/06/2015;
5.2. Publicação da relação dos candidatos inscritos: 06/06/2015;
5.3. Prazo para impugnação de candidatura: 08/06/2015 a 12/06/2015;
5.4. Apresentação de defesa pelo candidato impugnado: 15/06/2015 a 18/06/2015;
 5.5. Publicação da relação das candidaturas deferidas, inclusive com o julgamento de eventual impugnação pela comissão especial: até 19/06/2015;
 5.6. Curso de formação para os candidatos inscritos 25/06/2015
5.7. Exame de conhecimento específico com caráter eliminatório, 19/07/2015;
5.8. Prazo para publicação do gabarito e relação dos aprovados: até 21/07/2015;
5.9. Prazo para recurso: 22/07/2015 a 24/07/2015;
5.10. Publicação da relação dos candidatos habilitados e do resultado dos recursos: até 29/07/2015;
5.11. Reunião para conhecimento formal das normas do processo de escolha: 30/07/2015;
5.12. Prazo para envio dos documentos habilitados ao CONSEC (para quem for usar urna eletrônica): 31/07/2015;
5.13. Divulgação dos locais do processo de escolha: 21/09/2015;
5.14.  Data do processo de escolha unificado: 04/10/2015;
5.15. Divulgação do resultado: até 05/10/2015;
5.16. Formação inicial: 09/11/2015 a 13/11/2015;
5.17.  Posse: 10/01/2016.

 Viçosa, 27 de Maio de 2015


Glêdcia Juciele de Melo e Silva
Presidente da Comissão Especial

11 de Junho - Dia da Marinha

A Marinha Brasileira é de extrema importância para o país, que possui uma fronteira marítima com mais de 8.500 km. O Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios por ano, que possam por linhas de comunicação marítma.
Origem do Dia da Marinha
O Dia da Marinha Brasileira tem sua origem na primeira batalha naval representativa do Brasil, que foi a Batalha Naval do Riachuelo no dia 11 de junho de 1865. A esquadra brasileira combateu durante 8 horas a esquadra paraguaia que foi parcialmente destruída.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Viçosa realiza Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

Com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes ao trabalho infantil no município de Viçosa, a Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social,  vem desenvolvendo várias ações com o objetivo de Promover a Infância e Combater o Trabalho Infantil. Essas ações serão desenvolvidas através de campanhas e ações de sensibilização. “O trabalho infantil no Brasil ainda é um sério problema social. São milhares de crianças e adolescentes sem seus direitos preservados e garantidos. A situação brasileira é de que desde pequenas, essas crianças começam a trabalhar, seja na lavoura, na criação de animais, em fábricas ou casas de família, muitas sem receber qualquer remuneração, e acabam abandonando a escola logo cedo ou tendo rendimento insuficiente”.
Entre os objetivos específicos da campanha está o de colaborar para a redução da evasão escolar, sensibilizar a comunidade escolar para o tema, alertar as famílias sobre as diversas formas de trabalho infantil como também as penalidades e os meios de prevenir o trabalho infantil, sensibilizar a comunidade e jovens para monitoramento de políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-Feira dia 08 de junho
Programa do rádio as 10h00min (Assistência em Foco)
Tema: Promover a Infância e Combater o Trabalho Infantil
Grupo de Adolescentes na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto (Força Jovem) 10h00min.
Rodas de conversas sobre o Trabalho Infantil
Tema: Promover a Infância e Combater o Trabalho Infantil
Terça-Feira dia 09 de junho
Grupo de Crianças “Jardim do Futuro” na Creche Escola Municipal Eulina Pinto
Atividade lúdica, contação de historia e curta metragem infantil.
Tema: Criança tem que brincar, trabalhar NÃO!
Quarta-Feira dia 10 de Junho
Grupo de Adolescentes na Escola Estadual Pedro Martins Fernandes (Força Jovem) 10h00min.
Rodas de conversas sobre o Trabalho Infantil
Palestra sobre: Promover a Infância e Combater o Trabalho Infantil
Grupo de Mulheres no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 15h00min
Tema: O papel da família na prevenção do trabalho infantil. 
Grupo de Idosos no Centro de Referencia de Assistência Social 15h00min
Tema: O papel da família na prevenção do trabalho infantil. 
Quinta-Feira dia 11 de junho
Grupo de Capoeira no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 13h00min.
Rodas de conversas sobre o Trabalho Infantil
Palestra sobre: Promover a Infância e Combater o Trabalho Infantil

Grupo de Idosos "Cidade Verde"

Grupo de Idosos “Cidade Verde” juntamente com a equipe técnica da Assistência Social, no encontro desta ultima quarta-feira, 03 de Junho, em roda de conversa discute sobre o tema da semana. O assunto em pauta foi Meio Ambiente, na oportunidade equipe técnica pôde ouvir relatos dos mesmos sobre formas de cuidados e preservação do meio ambiente. Um dos pontos que mais chamou a atenção foi o momento em que eles frisaram a importância de não desmatar a nossa flora, um exemplo bem prático foi quando os mesmos disseram que o desmatamento pode secar um manancial de água, também foi exposto por eles as diversas formas de cultivo que prejudicam o solo.
Os idosos mostraram preocupação com a preservação ambiental não só para o hoje, mas também para as gerações futuras. As questões sobre educação ambiental, meio ambiente e preservação da natureza são relatadas com maior facilidade por serem discutidas, frequentemente, nos meios de comunicação.

 


Grupo de Adolescentes do SCFV

Grupo de Adolescentes “Força Jovem” orientados pela equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência Social e Meio Ambiente trabalharam o que é ser um cidadão consciente acerca das questões ambientais. O que é ser um cidadão? Entre outras coisas, é respeitar os outros; em casa na rua ou na escola e lutar pelos direitos de receber educação, alimentação, saúde e moradia. Na mesma oportunidade os jovens do grupo de adolescente conheceram algumas formas de cuidar do meio ambiente, que são medidas simples. Para isso a equipe da SMAS enviou um profissional para falar sobre Permacultura e também teve os conhecimentos sobre a natureza na visão dos indígenas.
Dicas de cuidados para o meio ambiente
Uso adequado da Água
Sabemos que existem ações praticas para economizar água como não deixar a torneira aberta ao fazer a barba, ao lavar o rosto e os dentes;
Reutilize água para limpar calçadas, quintais e até o carro.
Reciclar o lixo
Caso sua cidade não tenha, ajude a implantar a coleta seletiva de lixo;
Separe o lixo em casa, por exemplo, plástico, metal, vidro, papel ou separe o lixo reciclável do não reciclável;
Destine pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes em postos de coleta, pois possuem componentes tóxicos.
Uso moderado de papel
Faça uso de toalhas ao invés de lenços de papel descartáveis;
Prefira usar fraldas de tecido no lugar das descartáveis, pois elas ficam anos acumuladas nos lixões.
Horta em Casa
Cultivar uma horta orgânica faz bem para a saúde de quem vai consumir esses alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.
Preparativos
Antes de iniciar sua horta, fique atento aos seguintes fatores:
Clima – ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva devem ser verificadas, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.
Solo - muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).

Local – o lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhável a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.
Espécies – escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.

20 de Novembro Dia da Consciência Negra.

  O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, uma data importante para refletir sobre a luta contra o racismo e...