quinta-feira, 18 de junho de 2015

18 de junho - Dia da Imigração Japonesa

O Dia da Imigração Japonesa - ou Dia Nacional da Imigração Japonesa - é comemorado dia 18 de junho. A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma crise, enquanto que o Brasil necessitava de mão-de-obra para a lavoura do café. A colônia japonesa do Brasil está dividida em: isseis, nisseis, sanseis e yoseis.
Origem do Dia da Imigração Japonesa
A Imigração Japonesa é comemorada no dia 18 de junho porque foi a data que o primeiro navio chegou ao Brasil com imigrantes japoneses, no Porto de Santos, em 1908.
O navio Kasato Maru trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram. A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...