quinta-feira, 28 de março de 2013

Semana Santa – Páscoa e o significado do peixe

A Páscoa possui diversos símbolos, dentre eles, o peixe. A Páscoa mantém o sentido da trajetória da história de Jesus Cristo para os cristãos. O peixe, um dos símbolos mais antigos, está vinculado às aparições de Jesus que sempre se liga à presença do peixe em sua história, após a Ressurreição e diz respeito ao próprio Cristo Ressuscitado. Além disso, os primeiros cristãos praticavam o costume de trocar alimentos como presentes, como por exemplo ovos de galinha e peixes. A palavra peixe na língua grega se pronuncia “ichthys” que se relaciona as iniciais para a confissão de fé (“IXTYZ” – Jesus Christus Teós Yiós Soter – Jesus Cristo Filho de Deus Salvador). 


Portanto, o peixe também simboliza a fé das pessoas em Cristo. Já a substituição do ato de comer carne por peixe procura relembrar a crucificação de Cristo. A abstenç ão da carne que foi instituída pelo Papa Pio XII, na sexta-feira da paixão, a partir 1951. A  privação da carne relembra a crucificação de Cristo e, ao mesmo tempo, celebra a fé no Cristo que voltará (na Ressureição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...