quinta-feira, 22 de outubro de 2015

22 de Outubro - Dia Internacional de Atenção à Gagueira

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira é comemorado anualmente em 22 de Outubro. A data tem o objetivo de informar às pessoas sobre o que é a gagueira e como ajudar a tratar este que é considerado um distúrbio ou transtorno de fluência da fala. O principal problema da gagueira é a dificuldade que o cérebro tem de finalizar o som de uma palavra e começar a próxima logo em seguida, fazendo com que as pessoas tenham dificuldades para se expressar, demorem para completar uma frase, repetindo muitas vezes as mesmas sílabas. Quase todas as crianças, entre os 3 e 5 anos de idade, apresentam alguns sintomas de gagueira, quando estão aprendendo a falar as suas primeiras palavras. Mas, não há motivos para preocupações, pois é um comportamento normal nesta idade, já que trata-se de um período de adaptação a comunicação e início da fluência. Existem vários níveis de gravidade para a gagueira, dependendo do caso e do diagnóstico precoce, é possível fazer sessões de tratamento com um fonoaudiólogo, para exercitar e praticamente curar o problema. No entanto, se o tratamento for iniciado muito tardiamente, torna-se difícil reverter o distúrbio.
Origem do Dia Internacional de Atenção à Gagueira
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira surgiu em 1998, uma iniciativa conjunta da International Fluency Association (Associação Internacional da Fluência - IFA) e International Shuttering Association (Associação Internacional de Gagueira - ISA). O Brasil participa das campanhas do Dia Internacional de Atenção à Gagueira desde a primeira edição, em 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...