quarta-feira, 6 de julho de 2022

32 ANOS DO ECA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO EM REDE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

 

Neste mês de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/1990) celebra 32 anos que entrou em vigor no Brasil.

O Conselho Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUDICA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social na ocasião destacam que o ECA é referência internacional por ter traduzido em Lei os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989.

Para a Gestora da Assistência Social Dalva Vieira o Estatuto da Criança e do Adolescente na normativa Brasileira possibilitou a proteção e defesa de milhares de crianças. Efetivamente a Lei permitiu mudanças significativas neste cenário e se tornou em uma Lei transformadora em muitos lugares.

Segundo o Presidente do COMUDICA Antonio Elizaias o ECA é uma referência internacional e marca a divisão de uma concepção que tratava a infância e adolescente de uma forma punitiva para um reconhecimento de sujeitos em desenvolvimento, titulares de direitos, pautada pela doutrina de proteção integral definida pela constituição. 

Desde que o ECA foi criado, a proposta é que as crianças e os jovens possam viver e aproveitar a infância e a adolescência da forma mais digna possível. E, com isso, crescerem de forma saudável não só física, mas também mentalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...