SINE-RN atendeu mais de 57 mil cidadãos em 2013

No RN são 20 postos do SINE localizados em 15 municípios
O Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Norte (SINE-RN), órgão vinculado a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) é responsável pela execução das políticas públicas de geração de emprego no Estado. Em 2013, o SINE atendeu mais de 57 mil cidadãos e intermediou a mão-de-obra de quase duas mil pessoas.
A tarefa principal do SINE é executar as políticas públicas de emprego e de combate ao desemprego. “O trabalho é uma ferramenta importante na formação da sociedade e, atualmente, observa-se uma intensificação na demanda de profissionais para o mercado de trabalho e o SINE tem auxiliado a entrada dos norte-rio-grandenses em grandes empresas”, declarou Edilberto Almeida, subsecretário do trabalho do SINE-RN.
Para melhorar o atendimento ao público, em 2013, foi inaugurada pela titular da Sethas, Shirley Targino, a nova sede da Central do Trabalhador no bairro Cidade da Esperança. No local são realizados os atendimentos de intermediação de mão-de-obra e oferece ao público, um auditório amplo e salas individuais para diálogos entre o empregado e o empregador. “Com a nova sede, os cidadãos têm mais qualidade no atendimento dos nossos serviços. Continuaremos trabalhando em prol do trabalhador”, esclareceu a secretária Shirley Targino.
Além da intermediação da mão-de-obra, o SINE também faz o atendimento e operacionalização do Seguro-Desemprego. Mais de 88 mil cidadãos do RN, entre eles, trabalhadores formais, empregados domésticos e pescadores artesanais, receberam orientações do Seguro-Desemprego. Atualmente, o SINE conta com 20 postos de atendimento distribuídos em 15 municípios do Estado.
O trabalhador autônomo também pode procurar a ajuda do SINE. O órgão é responsável pelo Centro do Trabalhador Autônomo (CTA), que faz o intermédio dos prestadores de serviços domiciliares, sendo eles: diarista, encanador, pintor de obras, pedreiro, jardineiro, eletricista, entre outros. O CTA realiza, em média, 300 atendimentos por mês. No ano passado, o setor fez a mediação de mais de 3.700 profissionais autônomos em Natal.

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