DIA DA GRATIDÃO

Gratidão define-se como “qualidade de quem é grato; reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor; agradecimento”. Comemoramos, no dia 6 de janeiro, o Dia da Gratidão.
Como a própria definição já apresentou, ser grato é reconhecer que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é aceitar que a presença do outro também pode contribuir para a nossa alegria. É poder dedicar, valorizar, aceitar, apreciar, amar...
O Dia da Gratidão é um momento de celebração da nossa existência como seres humanos, rodeados pelos amigos, pela família e pela sociedade em geral. É o momento para refletirmos como e se expressamos nossa gratidão àqueles que realmente a merecem. É o momento para aprendermos a cultivar esse sentimento que deveria ser demonstrado por todos, em todos os dias.
Diferentemente de servilismo, não há hierarquia na gratidão, apenas o reconhecimento e a valorização. Sejamos gratos aos nossos pais, nossos filhos, professores, chefes, amigos, vizinhos, ao garçom, ao motorista, ao lixeiro, ao médico, ao mecânico, à empregada, à costureira, ao vendedor e a todos que circundam nossas vidas. Vejamos a qualidade de cada pessoa, de cada profissional que, direta ou indiretamente, fazem nosso dia a dia ser melhor e mais agradável.
Vejamos o lado positivo das situações, valorizemos as pessoas, e agradeçamos!
Dizer um simples “obrigado”, desejar boas realizações ou ver o lado positivo em uma situação aparentemente negativa: a gratidão é um sentimento que se frutifica. Cultivemos esta virtude!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DALVA VIEIRA ASSUME NOVAMENTE A PASTA DO TRABALHO, HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

Viçosa comemora pela segunda vez o reconhecimento do Selo UNICEF.