quarta-feira, 21 de novembro de 2018

SEMANA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA: GRUPO DE CAPOEIRA DO SCFV E ADOLESCENTES PARTICIPAM DE RODA DE CONVERSA SOBRE IDENTIDADE NEGRA E RACISMO



Na manhã do dia 21 de novembro de 2018, às 8h30, aconteceu na Escola Estadual Pedro Martins Fernandes uma roda de conversa sobre “Identidade Negra”, conduzida por Aercio Gomes (Coordenador Nacional das Comunidades Quilombolas) e Thayná Rodrigues (feminista e turismóloga), além disso, estava presente a equipe da SEMTHAS e o professor de capoeira do SCFV Erivaldo Calixto.
O momento foi de muita interação e discussão por parte dos alunos que puderam entender e compreender a luta contra o racismo, além disso, o palestrante Aercio iniciou a conversa discutindo sobre o fato de que não nascemos rascista, o mundo nos impõe alguns comportamentos que nos faz ter comportamentos racistas, dessa forma, precisamos discutir esse tema e outras formas de discriminação, para que possamos avançar para sua extinção. Além disso, foi enfatizado a importância de jovens se aceitarem e assumirem seu fenótipo negro como algo belo.
Para finalizar o momento, o professor de capoeira Erivaldo Calixto, falou a respeito do surgimento da capoeira e apresentou juntamente com seus alunos um cordel baseado nas suas experiências de vida nas comunidades quilombolas, exaltando a cultura e identidade negra.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ERIKA TURÍBIO

A Gestora Dalva Vieira em nome de todos que fazem a Assistência Social parabeniza a colaboradora Erika Turíbio. Desejamos que seu aniversári...