terça-feira, 10 de outubro de 2017

PROFISSIONAIS DA SEMTHAS E NASF REALIZAM OFICINA DE SHANTALA - A ARTE DE MASSAGEAR SEU BEBÊ


Na Semana do Bebê a equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, no dia 10 de outubro de 2017 realizou a Oficina de Shantala - A arte de massagear seu Bebê - com as mães e alunos do Berçário do Centro de Educação Infantil Eulina Pinto – CEIEP a oficina é uma atividade desenvolvida dentro da semana do bebê como forma de instigar o vínculo da criança com os pais.  A finalidade principal da Shantala é desenvolver a interação e o vínculo entre pais e filhos, pois seu toque sutil e carinhoso é capaz de romper cadeias de tensões, bloqueios, nódulos, prevenindo neuroses e problemas futuros. Alivia cólicas e insônias, equilibrando o bebê, física, emocional e energeticamente. O toque de amor e o contato proporcionam um momento de troca carregado de significado para pais e filhos.
A oficina foi ministrada pelo Fisioterapeuta Frederico Pimenta do Núcleo de Atenção à Saúde da Família que orientou sobre os principais benefícios, e acompanhado pela equipe da SEMTHAS.

Principais benefícios da Shantala:

1.    Os toques, que abrangem todo o corpo do bebê, trabalham as regiões do corpo: peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. A criança fica mais tranquila e menos chorosa e dá menos trabalho na troca de fraldas e durante as refeições. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso.
2.    A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.
3.    A shantala ainda traz a consciência corporal. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro.
4.    A maior abertura no contato com outras pessoas é mais uma vantagem. Já que o pequeno possui esse contato físico de amor com os pais, tende a se tornar mais receptivo ao toque em geral e a ter mais facilidade para se relacionar.
5.    Um benefício extra é proporcionado para os bebês que nasceram de cesárea. Como não receberam a massagem original, ao passar pelo canal da vagina, eles podem se beneficiar muito dos movimentos da shantala.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe SEMTHAS parabeniza Érica e Fábio.

Parabenizamos o casal Fábio e Érica por este momento tão importante que é o da união entre duas pessoas que se amam. A cerimônia ...