terça-feira, 15 de novembro de 2016

FILME VISTA MINHA PELE


O grupo de adolescentes do Serviço de Convivência Fortalecimentos Vínculos - SCFV da SEMTHAS participou nesse dia 14 de novembro de mais uma atividade liderada pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na ocasião foi realizado um encontro onde os adolescentes assistiram ao filme “Vista Minha Pele” e em seguida foi realizado uma roda de conversa sobre o mesmo.
O autor faz uma releitura da história do Brasil, onde, os brancos seriam os negros e os negros seriam brancos. Em sua versão, o mundo fora explorado e colonizado pelos negros da rica África, e a Europa seria um continente pobre, ele inverte os papéis.
O Brasil, particularmente, teria sido colonizado pelos negros, senhores ricos que escravizavam os brancos capturados na Europa. Então, a história é contada mostrando as injustiças sofridas pelos negros, mas, na pele de pessoas brancas. 
Maria, uma menina branca e pobre, que morava na favela como a maioria dos brancos, estudava em um colégio particular por conta de uma bolsa de estudos que ganhara por sua mãe ser faxineira da escola. Os trabalhos subalternos sempre ficavam para os brancos e pobres.

Ao final foi aberta a discussão do filme, e os adolescentes participaram, falando seus pontos de vista, trazendo exemplos do cotidiano de cada um, o encontro foi bastante construtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viçosa realiza reunião com a Equipe do Diagnostico do selo UNICEF - edição 2017-2020

Aconteceu no ultimo dia 12 de julho uma reunião da Equipe do Diagnostico do Selo Unicef, no CRAS. O grupo se reuniu para ajustar detal...