sábado, 19 de novembro de 2016

Mestre JÓ, Mestre CEARÁ e Mestra DORALICE prestigiaram o Grupo de Capoeira de Viçosa


A Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social encerrou nessa sexta-feira, 18 de novembro, as atividades da Semana Municipal Consciência Negra, com um grande debate sobre a Cultura brasileira e a sua importância para o jovem, com destaque para a capoeira e a presença do negro na sociedade brasileira. O debate contou com a presença do MESTRE JÓ, MESTRE CEARÁ E MESTRA DORALICE e outros capoeiristas e músicos que acompanharam a comitiva. Todos vieram à Viçosa a convite do Instrutor Golinha da Associação Acorda Capoeirista, que está promovendo, neste final de semana, em Portalegre o CAPURACURSO. Golinha é instrutor do Grupo de Capoeira Fortalecendo Vínculos do CRAS de Viçosa.  
Foi uma tarde importante e uma oportunidade de avaliar a participação do adolescente de Viçosa nas políticas de combate ao preconceito.  Em seguida formou-se uma grande roda de Capoeira com a participação das crianças e adolescentes de Viçosa valorizados pela presença dos metres, que entram na roda e mostraram a importância do esporte para a juventude e um olhar especial para a Capoeira que é uma mistura de arte marcial e dança até mesmo uma filosofia de vida e de luta.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a importância da reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, diante de um longo período de preconceito sofrido pelas gerações que sucederam a época de opressão. O dia foi instituído no Brasil em homenagem a data da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...