Mestre JÓ, Mestre CEARÁ e Mestra DORALICE prestigiaram o Grupo de Capoeira de Viçosa


A Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social encerrou nessa sexta-feira, 18 de novembro, as atividades da Semana Municipal Consciência Negra, com um grande debate sobre a Cultura brasileira e a sua importância para o jovem, com destaque para a capoeira e a presença do negro na sociedade brasileira. O debate contou com a presença do MESTRE JÓ, MESTRE CEARÁ E MESTRA DORALICE e outros capoeiristas e músicos que acompanharam a comitiva. Todos vieram à Viçosa a convite do Instrutor Golinha da Associação Acorda Capoeirista, que está promovendo, neste final de semana, em Portalegre o CAPURACURSO. Golinha é instrutor do Grupo de Capoeira Fortalecendo Vínculos do CRAS de Viçosa.  
Foi uma tarde importante e uma oportunidade de avaliar a participação do adolescente de Viçosa nas políticas de combate ao preconceito.  Em seguida formou-se uma grande roda de Capoeira com a participação das crianças e adolescentes de Viçosa valorizados pela presença dos metres, que entram na roda e mostraram a importância do esporte para a juventude e um olhar especial para a Capoeira que é uma mistura de arte marcial e dança até mesmo uma filosofia de vida e de luta.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a importância da reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, diante de um longo período de preconceito sofrido pelas gerações que sucederam a época de opressão. O dia foi instituído no Brasil em homenagem a data da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

GRUPO DE CAPOEIRA FORTALECENDO VÍNCULOS DO SCFV PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TABOLEIRO GRANDE-RN

Viçosa realizará II Fórum Comunitário do Selo UNICEF