2 de Novembro - Dia de Finados

O Dia de Finados ou Dia do Mortos é comemorado anualmente em 2 de Novembro.
A data é celebrada pela Igreja Católica em muitos países, homenageando os entes queridos que já morreram. Neste dia, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores ou fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.
Em Portugal, o Dia dos Finados também é comemorado em 2 de Novembro, no entanto é chamado de o Dia dos Fiéis Defuntos.
No México, o Dia dos Mortos transformou-se em uma atração turística devido a enorme festa que se faz no dia, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria. As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como "El Día de los Muertos", e é caracterizada por ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.
A religião protestante não reconhece o feriado do Dia dos Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar ou homenagear.
Origem do Dia dos Finados
O Dia dos Finados é comemorado no dia 2 de Novembro pela Igreja Católica desde o século XIII. Desde o século XI, os  papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já obrigavam aos cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem pelos que já faleceram e não era lembrados.
No entanto, desde o século I os cristão têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.
A partir do século IV, a Igreja já começava a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que faleceram.
O Dia dos Finados é celebrado no dia 2 de Novembro porque no dia 1º de Novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

GRUPO DE CAPOEIRA FORTALECENDO VÍNCULOS DO SCFV PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TABOLEIRO GRANDE-RN

Viçosa realizará II Fórum Comunitário do Selo UNICEF