quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dia Nacional do Riso

Riso ou sorriso é uma expressão facial decorrente da flexão dos músculos das extremidades da boca. Um estudo realizado na Universidade de Orégon, que estuda o comportamento humano nos Estados Unidos, comprovaram que risadas de Bebês são as que mais contagiam em qualquer tipo de ambiente, pois elas estimulam o lobo cerebral que libera uma substância similar a adrenalina. O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação.
Pode ser utilizado por um grupo social para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos. O riso é por vezes “contagioso”, a risada de uma pessoa pode provocar riso nos demais.  O estudo do humor, do riso e de seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano é denominado gelotologia. 

O simples ato de sorrir mobiliza diversos músculos faciais, denominados músculos da mímica facial:

Depressor do Ângulo da Boca;
Orbicular dos Lábios;
Mentoniano;
Bucinador;
Risório;
Masseter (ou Masseterino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viçosa realiza reunião com a Equipe do Diagnostico do selo UNICEF - edição 2017-2020

Aconteceu no ultimo dia 12 de julho uma reunião da Equipe do Diagnostico do Selo Unicef, no CRAS. O grupo se reuniu para ajustar detal...