domingo, 17 de novembro de 2013

Prefeitura Municipal de Viçosa entrega certificados à turma de 2012 do Programa Brasil Alfabetizado

A prefeitura Municipal de Viçosa entregou na quinta feira, dia 14,  certificado de conclusão aos alfabetizandos  do Programa Brasil Alfabetizado, etapa de 2012. De acordo com a gestora municipal do Programa, Dalva Vieira, a etapa de 2012, foi formada por quatro turmas e um coordenador, que iniciaram as atividades para alfabetização de jovens a partir de 15 anos de idade, adultos e idosos, em fevereiro deste ano. Os alunos alfabetizados poderão ingressar na rede pública  municipal para a continuidade dos estudos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


A cerimônia de entrega dos certificados contou com a participação das alfabetizadores (ANTONIA DULCE DE SOUZA TAVARES,      CESIANE DE FREITAS LOPES ,    FRANCISCA DARLIANE BATISTA DE OLIVEIRA,  FRANCISCA NATALIA DE FREITAS LOPES  e UILMA MARIA DE FREITAS);  da coordenadora municipal do programa (FRANCISCA JOZIANA MAIA FAUSTINO), da secretária de Educação, ADALMÁRIA LOPES  e da Coordenadora de Vigilância Social, ANTONIA GORETI, que representou a gestora local do programa, DALVA VIEIRA.
O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo da população de Viçosa que, de acordo com o censo  de 2010, tinha  274 analfabetos.  As novas turmas para etapa de 2013, poderão matricular até 80 alfabetizandos.
Para Dalva Vieira, Gestora Local do Programa Brasil Alfabetizado, o certificado é símbolo de uma etapa de superação vencida. É o reconhecimento de luta e dedicação para se alfabetizar contando com o  empenho de cada alfabetizando e alfabetizadores, além da Secretaria Municipal de Assistência Social, do CRAS e da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto.
O certificado é uma motivação a mais para os alfabetizandos continuarem estudando e sempre buscando novos conhecimentos. É também um instrumento motivador para os alfabetizadores prosseguirem com seu trabalho voluntário, pelo qual, cada alfabetizador, recebe uma bolsa mensal de R$ 400,00 durante oito meses e a coordenadora recebe 600,00 mensal, durante o mesmo período.
O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, seu objetivo é o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, na perspectiva de garantir a continuidade dos estudos pelos alfabetizandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...