quarta-feira, 13 de novembro de 2019

NUCA PARTICIPA DE CONVERSAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS RELACIONADOS À GARANTIA DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS.


Na tarde desta terça-feira, 12 de Novembro, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social-SEMTHAS e Secretaria Municipal de Saúde, promoveram uma palestra sobre Preservação da Gravidez na Adolescência, atendendo ao pedido do Selo Unicef, no desafio 7, que propõe “Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva”. A palestra foi realizada no auditório Severino Monteiro do CRAS e contou com a participação dos integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O evento foi aberto pela mobilizadora Helane Maia e pelo enfermeiro Hugo Freitas, que deu as boas-vindas e pediu a atenção de todos durante as atividades a serem desenvolvidas. O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionado aos adolescentes, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. O tema ministrado foi uma palestra sobre os riscos aos quais os adolescentes são expostos quando se tem uma gravidez na adolescência. A gravidez não é uma brincadeira, com ela, várias consequências são desencadeadas.

 O enfermeiro fez uma abordagem com relação aos métodos contraceptivos mais utilizados e mais acessíveis pela rede pública de saúde. “Nosso objetivo é levar informações sobre medidas educativas e preventivas que leva ao conhecimento maior, para que vocês tenham capacidade de fazer discernimento do que é certo e o que é errado, e fazer as suas escolhas de uma forma bem consciente, então esse conhecimento, essas informações, vai ajuda-los a reduzir incidência de gravidez na adolescência. Hoje dentre todos os problemas de saúde pública, a gravidez na adolescência é um dos problemas mais gritantes, por gerar vários riscos para a adolescente, para o bebê, para a família, para a sociedade, enfim, é uma gravidez de alto risco pela complexidade de fatores e a melhor forma de prevenir é o conhecimento”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MUNICÍPIO DE VIÇOSA É SELECIONADO NO PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL NA MODALIDADE ESTRATÉGIA BRASIL AMIGO DA PESSOA IDOSA.

O município de Viçosa/RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social MANIFESTOU INTERESSE NO PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL que tem p...