sexta-feira, 22 de novembro de 2019

VIÇOSA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA NOVOS CONSELHEIROS.


                     

         A Prefeitura Municipal de Viçosa, juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, CRAS e Conselho da Criança e dos Adolescentes promoveu uma capacitação para os novos conselheiros tutelares e  do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. A capacitação aconteceu em dois dias (21 e 22 de novembro), ministrada por Cristovão S. Meneses Junior – Técnico do Ministério Publico do Rio Grande do Norte.  No primeiro dia de capacitação o prefeito Antonio Gomes de Amorim se fez presente e destacou  a importância de capacitar os novos conselheiros para que eles possam atuar com segurança e conhecerem os direitos e deveres de um conselheiro tutelar. 
Foi trabalhado tópicos relevantes para o com funcionamento do Conselho Tutelar:
  • ·         O que é e para que serve?
  • ·         O dia –a – dia do CT;
  • ·         Casos relevantes;
  • ·         Denúncia: Apuração e medidas;
  • ·         Encaminhando um caso na prática;
  • ·         Violência Doméstica;
  • ·         Pedofilia;
  • ·         O Conselho Tutelar e a Educação;
  • ·         Redação Oficial
           
         A capacitação foi bastante proveitosa e rendendo um bom aprendizado. O técnico Cristovão ressaltou que para uma boa atuação, os conselheiros tem que primeiramente saber identificar quando a família está em risco, saber ouvir, fazer a apuração dos fatos e, como se comportar diante de uma denuncia mostrando capacidade, habilidade e iniciativa para alcançar um bom desempenho.
         O psicólogo do CRAS, Douglas Vasconcelos também participou da capacitação e destacou que, se o profissional está bem preparado, todos os casos vão ser bem acompanhados e encaminhados corretamente e se colocou a disposição dos conselheiros para trabalharem em parceria em prol da criança e do adolescente de Viçosa. 






             A  presidente  do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Viçosa, Glêdcia Jucielle, falou sobre a importância da capacitação, que  em Viçosa está prevista em lei. “É imprescindível a participação de todos, pois é durante a capacitação que os conselheiros se aprofundam do tipo de  trabalho que irão desenvolver. É um momento também para entendermos que a função de garantir os direitos de crianças e adolescentes é muito importante e exige dedicação exclusiva",  destacou a presidente. 


          Para a secretária Dalva Vieira que esteve em outro evento e foi representada por Juliana Pinto, os novos  Conselheiros necessitam desta capacitação para atender às crianças e adolescentes nas hipóteses em que seus direitos forem violados podendo aplicar medidas de proteção para garantia de direitos desse público considerando que as questões que envolvem crianças e adolescentes são bastante  complexas.



       Participaram da capacitação os conselheiros tutelares: Amanda Klícia Pinto Elizeu, Bruna Luíza R. do Nascimento, Gabriel Pedro da Silva, Luciana Pinto de Oliveira e  Paloma Cristiane Lopes (Titulares). E, Marlycleide Sabino da Silva, primeira suplente. 
                 Do conselho da criança e dos adolescentes, além da presidente, Glêdcia Juciele de Melo e Silva, participaram os conselheiros Francisco Israel de Oliveira,  Francisca Itamária de Paula Sabino e  Maria Imaculada Almeida Souza.
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVITE PARA A CONFRATERNIZAÇÃO DOS GRUPOS DO SCFV E PAIF

A Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social e o Centr...