terça-feira, 26 de novembro de 2019

25 DE NOVEMBRO DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


A Prefeitura Municipal de Viçosa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS está trabalhando com todos os grupos do SCFV, CRAS e PAIF durante toda a semana o “Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres” que é lembrada no dia 25 de novembro. A data é usada para chamar atenção sobre o tema, alertando para os efeitos negativos de diversos tipos de violência, como o assédio sexual e o feminicídio, a que mulheres são submetidas.
Para um melhor entendimento da data é necessário que as pessoas entendam o motivo da criação desse dia. No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.
Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.
Essa causa é humanitária. É minha e sua, das crianças e idosos, dos ricos e pobres, dos brancos, pretos e coloridos. Não é preciso ser politicamente correto ou pertencer a algum partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...