sexta-feira, 22 de novembro de 2019

VIÇOSA PARTICIPA DA REUNIÃO DO COEGEMAS EM VENHA VER .






COEGEMAS/RN -  Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (21 de novembro), mais uma reunião regional, desta vez no município de Venha Ver, no Alto Oeste potiguar.
Além de gestores da assistência social de vinte e três municípios participaram também da reunião o prefeito José Célio (Venha Ver), Ronaldo Souza (Água Nova), Antônio Lopes (Cel. João Pessoa) e José Bezerra (Janduís). Também esteve presente a Secretária da SETHAS Iris Oliveira, o coordenador do PLP Sandro Trigueiro e Janine Baltazer da gestão SUAS.
O Prefeito Célio fez a entrega da reforma na Secretaria de Assistência Social e no prédio que abriga o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) que no momento apresentou a banda de percussão do SCFV sob a coordenação do oficineiro de música Lázaro, com instrumentos fabricados pelas próprias crianças e adolescentes com material de sucata.
O Presidente do COEGEMAS/RN, Francisco Touché  falou da importância desses encontros regionais e também do crescimento do COEGEMAS que conta atualmente com 153 municípios filiados momento em que o Prefeito José Célio agradeceu a presença de todos e falou da alegria de receber representação de tantos municípios e que o Colegiado tem mais municípios filiados do que a FEMURN. A Secretária da SETHAS, Iris Oliveira, falou novamente das dificuldades financeiras do Estado e da situação de desmonte do SUAS sendo seguida com a fala dos prefeitos que mostraram as dificuldades de administrar sem recursos.
A secretária de Viçosa Dalva Vieira, atual vice-presidente do COEGEMAS falou que vai à Brasília na próxima semana participar da Conferência Nacional Democrática e que o momento é de resistência e de cobrança para que haja a recomposição do orçamento SUAS. Cobrança que deve acontecer no campo do diálogo e da diplomacia, apesar de repudiarmos os cortes e o desmonte na Assistência Social que é a primeira a sentir o resultado desses cortes, não se deve partir para intolerância e violência. Falou também que apesar de Viçosa não ter salários de servidores em  atraso, conforme alguns municípios dizem que estão com os profissionais com 2 ou 3 meses de salários atrasados, ver com estranheza nenhum prefeito presente falar no corte do ICMs dos municípios  por parte do Governo do Estado. Esse corte já é real e já está acontecendo. “Não sou contra aos incentivos para novas indústrias que deverá gerar novos empregos, mas que o governo estadual pague com seus recursos não tirando dos municípios que já estão sofrendo na pele: Atrasos nos repasses do governo federal; falta de cofinanciamento por parte do estado; e agora esse corte no ICMs através de DECRETO, disse a secretária”.
O Vice Prefeito de Caraúbas Paulo Brasil, falou da Caravana Social  apresentada pela técnica Isabel com relato das ações que foi selecionada como experiência exitosa no encontro da vigilância sócio assistencial em Brasilia. Apresentou também o novo secretário de Caraúbas senhor Marcos Roberto que irá substitui-lo.
Ao final do encontro o Presidente Francisco Touché, agradeceu o apoio e a  
parceria com a SETHAS, e ressaltou que o COEGEMAS neste governo está sendo visto não como um adversário, mas sim, como um parceiro. Em seguida a reunião foi encerrada com a foto de todos e um almoço oferecido para todos os presentes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...