sexta-feira, 18 de maio de 2018

VIÇOSA É DESTAQUE NA TAXA DE ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS


O município de Viçosa é destaque na Taxa de Atualização Cadastral  do Cadastro Único para  programas sociais. Tendo em vista o bom desempenho dos trabalhos desenvolvidos na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social, o município tem a segunda maior taxa de atualização cadastral entre os municípios do alto oeste Potiguar.
Danilo Max, coordenador do Cadastro Único para o programa Bolsa Família, está totalmente envolvido na atualização cadastral com o apoio da equipe técnica do CRAS que trabalha com visitas domiciliares e distribuição de materiais informativos nas residências, visando mobilizar as famílias quanto a importância da atualização cadastral.
A gestora Dalva Vieira destaca que ao assumir a gestão  da assistência social, sabia do grande desafio,  principalmente em uma administração que entre seus objetivos está o cuidar de pessoas, mas com apoio do Executivo Municipal, conseguimos superar as metas estabelecidas. “Temos consciência que estamos no caminho certo, buscando melhorar ainda mais a Administração Antônio Gomes de Amorim”, explica a gestora.

Bolsa Família em Viçosa

349 famílias são beneficiárias pelo Programa Bolsa Família em Viçosa, o equivalente a 45,61% da população total do município. Somente no mês de  abril de 2018, foram transferidos R$65.936,00 às famílias do programa com um benefício médio repassado  de R$ 188,93 por família.

Cadastro Único

Segundo estimativas, 555 famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa vivem no município e todas estão cadastradas  para concessão de serviços e programas sociais, sendo que deste  total 31  precisam atualizar os cadastros.
Para que a família seja cadastrada, é importante haver uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos. Além disso, é preferível que seja mulher. Como documentos necessários, é preciso CPF ou Título de Eleitor, além de apresentar pelo menos um documento de cada uma das pessoas da família, como certidão de nascimento ou de casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), carteira de trabalho ou título de eleitor.
Também é importante apresentar comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Após o cadastramento da família, é necessário manter os dados atualizados sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. O atendimento  para atualização cadastral é feito na Secretaria de Assistência  Social e no CRAS  de 8h às 17h sem horário de almoço.
Segundo o coordenador do cadastro único e do  Programa Bolsa Família em Viçosa, Danilo Max, a Atualização Cadastral é uma importante ferramenta para que o governo federal conheça a realidade das famílias e desenvolva ou aprimore políticas específicas para as famílias em vulnerabilidade social. “As famílias já entendem que atualizar o Cadastro Único é importante para que o benefício –  como o Bolsa Família, por exemplo – não seja bloqueado ou cancelado. A Gestão do Cadastro Único trabalha diariamente para que Viçosa continue aumentando seus índices.” falou o coordenador.
Viçosa é 2º lugar na taxa de Atualização Cadastral Regional. 
Parabéns Viçosa pelo trabalho realizado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

NUCA REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE “SETEMBRO AMARELO”

Com a temática “Sua Vida Tem Valor”, NUCA realizou nesta sexta-feira, 13/09, Roda de Conversa Sobre o Setembro Amarelo com a participaç...