segunda-feira, 16 de março de 2015

Viçosa participa de II Módulo do curso de Permacultura

Nos dias 13, 14 e 15 de março foi realizado no Sitio Valentim na cidade do Encanto-RN o II módulo do Curso de Design em Permacultrura. O município de Viçosa mais uma vez marcou presença com sua equipe em mais esta etapa. Os trabalhos foram encaminhados pelos instrutores Luiz Torres e Marcelo Sindeaux, que apresentaram como tema construções sustentáveis e uso correto e preservação da água. Para iniciar as atividades, os instrutores fizeram um teste de memoria com todos os participantes, fazendo com que os mesmos recapitulassem os assuntos abordados no módulo anterior, através da dinâmica “e então”. Os assuntos abordados mostravam sempre temas relacionados a atividades sustentáveis e ecologicamente corretos, métodos de aproveitamento de água, uso consciente do solo e hábitos saudáveis que não agridam ao meio ambiente. Uma forma de construção sustentável apresentada é a “casa de taipa”, que é feita utilizando apenas barro molhado, madeira e cipós, forma de moradia muito utilizada desde o período do Brasil Colônia.
   O grupo de alunos do curso também teve a oportunidade de aprender as várias formas de utilizar o barro, como também a variedade de solos, que tem muitas utilidades, como: fabricação de tijolos ecológicos e tinta para pintar paredes. Vale salientar que, no curso os alunos além de aulas teóricas também partem para a prática, onde os mesmos tiveram a oportunidade de trabalhar a terra e prepará-la para a produção de tijolos, tintas a base de barro e água, produziram uma fossa verde entre outras coisas que ajudam bastante na preservação do meio ambiente. A prática da Permacultura é uma oportunidade de aprender a (con)viver na região nordeste numa perspectiva de vida saudável e rica de possibilidades. Produzir o próprio alimento, reduzir e reciclar resíduos, tratar água e esgoto são passos para uma vida mais simples, alinhada harmonicamente com a natureza. A proposta do curso desenvolvido em 2015 é promover uma parceria entre as cidades participantes numa relação de troca de saberes e experiências. Neste curso aprendemos a mágica vivência de sustentabilidade, agricultura, ecologia, confraternização e novas amizades! São bons momentos de partilha de conhecimentos com um grupo de alunos interessados em ser a mudança que querem ver no mundo. Encanto esteve presente com Adjerson,  Francisco Nogueira, Valdmir, Emiliana, Vandi, Vilani, Jucélio e Luciano;  de Viçosa participaram: Dalva Vieira, Rejane sabino, Elizaias Tavares e Mara Paula; O município de José da Penha esteve presente com Adriano e  Kellison; de Pilões participaram Aldo Dantas; de Antonio Martins participaram Altemar Bezerra; de São Francisco do Oeste participaram: Amanda e Antonio Viana; de Pau dos Ferros participaram: Clecia, Eduardo Alves,  Yashara, Ruan e Tallison Felipe; de Mossoró participaram Camilo e Silvio; Taboleiro Grande participou Rogério Fernando; e de Rafael Godeiro veio Kergenilson; e de  Rafael Fernandes veio Ubiraci.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...