segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Campanha Municipal de Aleitamento Materno

Campanha do Aleitamento Materno é uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) tem como objetivo estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em mais de 170 países. É realizada de 01 a 07 de agosto e celebra a assinatura da Declaração de Innoceti, em agosto de 1990, documento que estabelece um comitê nacional de coordenação da amamentação e uma legislação para proteger a mulher que amamenta no trabalho. É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe os nutrientes necessários para o organismo, por isso é essencial que eles sejam alimentados durante os primeiros seis meses exclusivamente com leite materno. Porém, no mundo isso acontece com menos de um em cada três bebês.



PROGRAMAÇÃO
  
Segunda-Feira (04/08/2014)

Ø  10h: Programa de Rádio: Aleitamento Materno
Público: Comunidade
Local: Rádio FM da Paz
Ø  10h40: Panfletagem: Aleitamento Materno
Público: Mães da CEMEP
Local: CEMEP


Terça-Feira (05/08/2014)

Ø  14h: Oficina sobre Os Objetivos do Milênio e a Amamentação
Público: Beneficiários do PROMAF.
Local: CRAS

Quarta-Feira (06/08/2014)

Ø  14h: Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno
Público: Gestantes e Puérperas do PAA Leite
Local: CRAS
Benefícios do leite materno

Segundo o Ministério da Saúdeo aleitamento materno funciona como uma verdadeira vacina e protege a criança de muitas doenças, como a anemia. Além disso, o leite é rico em molécula PSTI, responsáveis por proteger e reparar o intestino do bebê, o que é ótimo para evitar as cólicas intestinais que afligem os pequenos com frequência neste período.
Outro benefício é a sucção do peito que a amamentação exige. O movimento é um excelente exercício para o desenvolvimento dos músculos da face da criança e ajuda na formação da arcada dentária, da fala e, ainda, melhora a respiração da criança.
O aleitamento materno auxilia também a recuperação da mãe, diminuindo o risco de hemorragia, anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário. E mais: ainda ajuda a estreitar os laços entre a mãe e o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...