sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30 de Janeiro - Dia da Saudade

O Dia da Saudade é comemorado anualmente no Brasil a 30 de janeiro. Neste dia são recordadas as pessoas que já partiram, os tempos que já passaram e memórias de infância. No Dia da Saudade é comum ouvir música sobre a saudade e disseminar poemas e frases sobre esse sentimento.
"Saudade" é uma palavra extremamente complexa, cheia de significado e muito difícil de traduzir. O léxico "saudade" é exclusivo das línguas portuguesa e galega. Uma empresa britânica que teve a colaboração de mais de mil tradutores criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra "saudade" foi considerada a 7ª palavra mais difícil de traduzir no mundo todo.
A palavra saudade é de origem latina, do vocábulo "solitatem", que quer dizer solidão.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Em 2005, a Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta data marca o dia em que as tropas soviéticas libertaram, em 1945, o campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. A decisão da ONU “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas e comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer tentativa de negação do Holocausto como acontecimento histórico, quer seja total ou parcial”.
           Alguns historiadores se referem a Auschwitz-Biekenau como Fábrica da Morte. Embora seja impossível definir o número exato de pessoas assassinadas ali, calcula-se em cerca de 1 milhão as que foram mandadas para as câmaras de gás, a maioria judeus. Em 1944, auge da macabra linha de produção, cerca de 6 mil pessoas eram liquidadas diariamente. Ao libertar o campo, o Exército Vermelho encontrou 8 mil sobreviventes em estado deplorável, quase mortos.
           O Reich de Mil Anos imaginado pela cúpula nazista previa a eliminação de alguns grupos, como judeus, ciganos, homossexuais, eslavos e certos doentes (cerca de 100 mil alemães, classificados como “doentes mentais incuráveis”, foram mortos num hospital psiquiátrico), além do banimento/liquidação física da esquerda revolucionária. Unidades especiais do exército alemão, os Einzatzgruppen, foram formadas com essa finalidade. Mesmo quando a Wehrmacht começou a sofrer as primeiras derrotas na URSS, com tremendas perdas humanas e materiais, os nazistas não só não abandonaram como intensificaram a política de genocídio contra os grupos que consideravam “inferiores”. Militares foram deslocados de frentes críticas de batalha para continuar a matança.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

21 de Janeiro - Dia Mundial da Religião

No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo. A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.
A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.
O berço das religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus - como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre cristãos e muçulmanos, que aconteceram entre os séculos VI e VIII, com o objetivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.
Dentre as principais religiões do mundo temos:
- o Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.
- o Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.
- o Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.
- o Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.
- o Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.
- o Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.
O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis, que traduzem 74% da população do país.
Porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado, o Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.
No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

19 de Janeiro - Dia Nacional do Cabeleireiro

Este profissional exerce atividades ligadas ao embelezamento e higienização capilar. Neste dia, também são homenageados oficialmente os barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e demais profissionais ligados aos Salões de Beleza.
Origem do Dia do Cabeleireiro
Qual a verdadeira data? O Decreto de Lei nº 12.592, de 18 de Janeiro de 2012, declara oficialmente 19 de Janeiro o Dia Nacional do Cabeleireiro, englobando os Barbeiros, Esteticistas, Manicures, Pedicures, Depiladores e Maquiadores. No entanto, antes da oficialização da data, muitos profissionais comemoravam o dia 3 de Setembro, sob sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros. O dia 11 Novembro também ficou conhecido em alguns cantos do país como Dia do Cabeleireiro, por ser dia do padroeiro dos cabeleireiros -  São Martinho de Porre. 

domingo, 18 de janeiro de 2015

18 de Janeiro - Dia do Esteticista

A lei nº 12.592 foi a responsável por regulamentar a profissão de esteticista no Brasil. Consiste em uma lei federal, que tem como objetivo preservar os direitos do esteticista. A regulamentação da profissão permite que existe um maior controle e que as pessoas que exercem a profissão sejam devidamente qualificadas, para que não sejam um risco para a saúde de ninguém. Os esteticistas são profissionais que podem ser de nível médio ou superior, e podem trabalhar por conta própria ou podem ser contratados para trabalhar em salões de beleza, spas, consultórios de dermatologia, etc. Os cuidados providenciados por um esteticista podem ser divididos em duas categorias: estética facial e estética corporal.  Com o passar dos anos, a profissão de esteticista tem vindo a ganhar mais relevo na nossa sociedade, porque cada vez as pessoas procuram a ajuda de esteticistas, por motivos de saúde e estética.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

15 de janeiro - Dia Mundial do Compositor

A data homenageia todos os compositores do mundo, especialmente ao seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas. Os compositores são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias, e toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam multidões de pessoas.
Origem do Dia Mundial do Compositor
O Dia Mundial do Compositor surgiu pela primeira vez no México, como uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 15 de janeiro de 1945. No entanto, esta data só é oficialmente celebrada no mundo desde 1983.
Dia do Compositor Brasileiro
O Brasil é um país muito rico de bons compositores e música de qualidade, como se presencia em movimentos como a Bossa Nova e a MPB - Música Popular Brasileira. Para homenagear os gênios da música nacional, no Brasil se comemora o Dia do Compositor Brasileiro, em 7 de outubro. Entre os principais compositores brasileiros está Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, Chico Buarque, Cartola, João Gilberto e muitos outros nomes que ficaram para a história da cultura musical nacional.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

09 de janeiro - Dia do Astronauta

O Dia do Astronauta é um dia para celebrar a importância da participação brasileira na ida ao espaço. O brasileiro Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após passar por oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).
Origem do Dia do Astronauta
O Dia do Astronauta é comemorado no dia 09 de janeiro, em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

8 de Janeiro - Dia do Fotógrafo

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturar os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte!
A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.  No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.
Origem do Dia Nacional da Fotografia
O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de Janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de Janeiro.  A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de Agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de Agosto em homenagem à este acontecimento. De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

07 de Janeiro - Dia da Liberdade de Culto

Liberdade de culto, liberdade de pensamento, liberdade de expressão. Nada soa mais democrático do que a palavra liberdade, sobretudo em um país tão multiculturalista como o nosso. O Brasil é uma nação que abriga todas as etnias e, portanto, muitas religiões. A liberdade de culto e o respeito por outras religiões que dividem espaço com a hegemonia católica são condição para um convívio social pacífico, ao mesmo tempo em que enriquecem nossa gama cultural.
A primeira lei sobre o assunto surgiu em 7 de janeiro de 1890 (daí a data comemorativa), em decreto assinado pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonseca, por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura na época.
Na Carta Magna de 1946, através de proposta do escritor Jorge Amado, então deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) de São Paulo, a lei foi novamente reescrita, mas foi na Constituição de 1988 que adquiriu seus termos definitivos:
Artigo 5º:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
Além de estar legalmente amparada, a liberdade de culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha. Por princípio, o Alcorão, a cabala, a Bíblia, os fundamentos da umbanda, a doutrina espírita, o xamanismo, a maçonaria, o budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas são partes do conhecimento uno e têm a mesma intenção: conectar o homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.

07 de Janeiro - Dia do Leitor

Dia 07 de Janeiro é o Dia do Leitor! Uma data feita para comemorar aqueles que gostam de ler e tem, no livro, um grande amigo.
Ler é viajar. Esta frase é bastante conhecida não deixa de ser verdade pois foi (e ainda é) através da leitura que o homem passou a conhecer lugares onde nunca esteve, se remeter ao passado histórico ou criado e até mesmo, projetar o futuro. É importante lembrar que não se nasce leitor , o aprendizado da leitura é um processo infinito de capacitação que é fomentado pelo contato com livros. Pouco a pouco, a prática da leitura nos faz buscar cada vez livros mais complexos, sejam eles literários ou não, o que indica nosso crescimento na capacidade de interpretação e de abstração. Ler nunca é uma atividade passiva. Através da leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Muitas vezes, se projeta no que está lendo.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Calendário de pagamento do Programa Bolsa Família 2015


Equipe da SMAS de Viçosa fecha relatórios, avalia os serviços e planeja as ações de 2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa está realizando esta semana o planejamento anual das atividades do Centro de Referência da Assistência Social e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O planejamento está sendo realizado pela equipe técnica da SMAS e do CRAS, que a partir de hoje conta com uma nova integrante, a psicóloga Adriana Ferreira.
A Gestora Municipal da Assistência Social, Dalva Vieira, destacou que o planejamento anual é fundamental para a execução de forma eficiente de todos os programas e projetos da secretaria.


06 de Janeiro - Dia de Reis

O Dia de Reis é uma data especial celebrada pelos fiéis da religião Católica, e a data seria o momento em que Jesus Cristo, recém nascido, recebe a visita dos três reis magos, no dia 6 de janeiro.
Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro,  e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus. Em Portugal o Bolo-Rei e muitos outros doces também são feitos especialmente para essa data.
Origem do Dia de Reis
O Dia de Reis surgiu quando os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, e no século VIII a Igreja Católica converteu os reis magos em santos. Essa data também marca o encerramento da celebração do Natal, quando se retira todos os enfeites natalinos e se desarma o presépio.

06 de Janeiro - Dia da Gratidão

Hoje comemora-se o Dia da Gratidão. É um momento para celebrar a sua existência, as paixões, parentes, amigos e todas as pequenas coisas que trazem alegria à sua vida. O que você valoriza? Quem você aprecia? Como você expressa sua gratidão aos outros?
A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade... É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é reconhecer que outras pessoas também participaram na produção de nossa vida. Um pouco de humildade que obriga a reconhecer o outro como parte de nossa alegria. É poder dedicar, compartilhar a graça recebida.
Mas é importante não confundir gratidão com bajulação ou lisonjas, com servilismo. Não há hierarquia na gratidão, não há diferenças. Sentir-se grato, com um sentimento constante de dívida impagável, pode não ser muito saudável. A gratidão é sempre boa na medida da alegria que a acompanha. E a angústia de uma dívida constante carece de alegria.

Câmara dos vereadores de Viçosa empossa sua Mesa diretora

O vereador Manuel Gilberto Lopes (Cibalena), tomou posse nesta sexta-feira (02 de janeiro) como  presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de  Viçosa para o biênio 2015-2016, tendo como vice-presidente a  vereadora  Toinha Sabino e como secretários os vereadores Marcio e Rodrigo.  No seu discurso de agradecimento,  Cibalena destacou o papel democrático da Câmara e reafirmou seu compromisso de realizar uma gestão transparente  respeitando as divergências e atendendo às necessidades do município. 
O prefeito Toinho do Miragem agradeceu  a  parceria da casa com o Executivo  Municipal  no atendimento às maiores necessidades da população de Viçosa, falou das dificuldades mas também de  otimismo, de sucesso  e do desafio que é trabalhar por Viçosa, tarefa para a qual ele está mais do preparado.





 A cerimônia foi bastante concorrida e ao final todos os presentes  saborearam um excelente coquetel oferecido pela presidência da casa.

20 de Novembro Dia da Consciência Negra.

  O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, uma data importante para refletir sobre a luta contra o racismo e...