IDEB revela que a Educação de Viçosa está no caminho certo


O índice de desenvolvimento da educação municipal de Viçosa, nos anos iniciais (até 5º ano do ensino fundamental) passou de 3.1 em 2009 para 4.7 no IDEB de 2011. Dos 167 municípios do estado, 157 municípios, tiveram  o IDEB menor do que 4.7 em 2011. Nos anos finais (do 6° ao 9º ano do ensino fundamental) passou de 2.6 em 2009, para 3.1 em 2011. Superando 111 municípios no Rio Grande do Norte que tiveram o IDEB menor do que o alcançado por Viçosa. O crescimento do IDEB reflete a melhoria do nível do ensino e a certeza de  alcançar a meta projetada pelo MEC (Ministério da Educação) que, numa escala  de 0 a 10 fixou a média 6, para o país alcançar até 2021.
A prefeita Maria José Oliveira e a Secretária de Educação Solange Maria de Oliveira Pinto destacaram que o bom desempenho e o avanço do índice de Viçosa é resultado do investimento da administração municipal, do trabalho dos profissionais da educação e também da parceria entre  secretarias, professores, funcionários e toda a comunidade escolar.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação e Secretaria municipal de Assistência Social, professora Dalva Vieira, a educação do município teve um crescimento positivo em relação à medição de 2009 em todos os anos, chegando a 68%. A nota está acima da média projetada, o que significa que unindo esforços, idéias e ações a qualidade da educação municipal está e continuará no caminho certo. Parabéns a todos e cada um  dos envolvidos neste processo.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtido no Censo Escolar e  em médias de desempenho nas avaliações do INEP.
O IDEB é realizado a cada dois anos, analisa a qualidade da educação por meio do rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada para estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. 

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