quinta-feira, 28 de setembro de 2017

SCFV E CRAS REALIZA MOBILIZAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO COM O GRUPO DE CRIANÇAS

Nesse dia 28 de setembro do ano de 2017, a Prefeitura Municipal de Viçosa-RN, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em parceria com o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto - CEIMEP, desenvolveu atividade junto ao Grupo de Crianças, onde na ocasião o Psicólogo Endson falou sobre a Mobilização Municipal de Educação no Trânsito.
O psicólogo conduziu uma atividade de educação no trânsito de forma lúdica e para tanto utilizou-se de vídeos educativos, roda de conversa com participação dos pequenos, além de uma pequena oficina de colorir, na qual as crianças pintaram as cores de um semáforo, após conhece-las.

A atividade foi marcada por participação efetiva das crianças, onde se percebeu que os pequenos têm um bom conhecimento de alguns aspectos do trânsito, eles identificarão diversas placas de trânsito que foi levado para eles reconhecerem. Contudo, as atividades além de fortalecerem o conhecimento dos aspectos do trânsito, auxiliam na coordenação motora, por exemplo, ao pintarem o semáforo.



REUNIÃO INTERSETORIAL DO BPC, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DISCUSSÃO SOBRE O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN, através da Secretaria do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social de Viçosa, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, realizaram na tarde desta segunda-feira, dia 25 de setembro, um trabalho Intersetorial com “Palestra Sobre Alimentação Saldável e Discussão Sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”, com o Grupo do Benefício de Prestação Continuada - BPC.
O encontro teve inicio com a palestra da Nutricionista (Márcia) do NASF, que falou sobre a importância da alimentação, tirou dúvidas, deu sugestões de boas combinações de alimentações, desconstruiu alguns mitos construídos socialmente sobre a alimentação. Em seguida o Psicólogo (Endson) do CRAS, falou sobre o dia Nacional de Luta das Pessoas com deficiência, que na ocasião vários presentes não conheciam e depois desse momento passaram a conhecer, foi enfocado os avanços e conquistas do público deficiente, como também as dificuldades e pontos que precisão de melhorias, os presentes falaram sua opinião e enriqueceram ainda mais a discussão. 



EQUIPE TÉCNICA DO CRAS REALIZA VISITA DE INTERVENÇÃO JUNTO AS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES


A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, realizou na manhã do dia 27 de setembro um acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família que estão em descumprimento de condicionalidades, lembrando que as condicionalidades do PBF visam reforçar o direito de acesso às políticas de saúde, educação e assistência social e seu monitoramento permitem a identificação de riscos e vulnerabilidades que dificultam o acesso das famílias aos serviços sociais a que tem direito.
Essas ações são mecanismos que servem para reforçar o acesso, dos mais pobres, aos direitos básicos, contribuindo para romper o ciclo de continuidade da pobreza entre gerações, e seu monitoramento permite a identificação de riscos e vulnerabilidades que dificultam o acesso das famílias aos serviços sociais que lhes são de direito.


quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA REUNIÃO COM PARTE DA EQUIPE DO CRAS

A Secretária Municipal de Assistência Social Dalva Vieira, reuniu parte da equipe do CRAS neste último dia 14 de setembro, para fazer alguns ajustes nos trabalhos e melhor atender a população, em especial os grupos que são ofertados pelo SCFV do CRAS.
A reunião, aconteceu na Sala de Reuniões do CRAS, e teve como principais assuntos a motivação e a integração entre todos no que diz respeito a ofertas dos Serviços aos usuários da Assistência Social no Município de Viçosa.
Nesta reunião a gestora pediu que todos tivessem ainda mais empenho, comprometimento, união com responsabilidade, que facilitará a melhor execução das ações.
Esses encontros realizados têm como papel fundamental, mostrar que a equipe está sempre na busca do aperfeiçoamento do trabalho, para melhor atender os usuários dos serviços do CRAS e SCFV.


MOBILIZAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO É PAUTA DO PROGRAMA DE RÁDIO ASSISTÊNCIA EM FOCO

No último dia 25 de setembro (segunda-feira), aconteceu mais um programa de rádio na FM da Paz e na ocasião a pauta apresentada foi sobre a Mobilização Municipal de Educação no Trânsito. Os apresentadores do programa Elizaias Tavares e Danilo Max levaram diversas informações que são importantes para a população de um modo geral. Os assuntos debatidos tinham como papel fundamental mostrar que com atitudes conscientes, a população pode mudar os seus hábitos acerca da educação no transito. Ainda no programa os apresentadores deixaram claro que existem normas de trânsitos não só para quem utilizam veículos automotores, mas também para pedestres e ciclistas.
Essa ação será realizada durante toda a semana e contemplará todos os grupos do SCFV, PAIF e toda a população municipal.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

REUNIÃO INTERSETORIAL PARA DISCUTIR SOBRE DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES

Nesse dia 13 de setembro de 2017 as equipes da Secretária de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Saúde, estiveram reunidas para discutirem o descumprimento de condicionalidades dos beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF. Essas reuniões sempre acontecem, pois é necessário para que os beneficiários se mantenham informados, além disso, é importante esse contato de proximidade, pois quando esse público está em descumprimento, ele fica sendo acompanhado pela equipe técnica do CRAS durante 6 meses, parte desse acompanhamento são essas reuniões intersetoriais, além dos atendimentos individuais realizados com a família.   
Além disso, também estiveram presentes os integrantes do grupo gestor do programa BPC na escola, na ocasião o que estava em pauta mais uma vez era o Plano de Ações Intersetoriais, tal instrumento deve ser alimentado pela Assistência Social, Saúde e Educação a cada atividade desenvolvida, tais atividades já foram sinalizadas no Plano de Ação Intersetorial em outro momento de reunião do grupo. 


OFICINA DE CULINÁRIA COM O GRUPO DE MULHERES “FAMÍLIA E EVOLUÇÃO”

Aconteceu no dia 12 de setembro mais uma tarde de atividades para o grupo de mulheres “Família e Evolução”. O grupo de mulheres faz parte do trabalho ofertado pela Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A tarde foi recheada de dinamismo e participação, com reflexões e troca de experiências.

O encerramento da oficina foi com degustação de um delicioso Risoto produzido na oficina sob a orientação de Gilcênio Glauber e Itamária.


terça-feira, 12 de setembro de 2017

COORDENADOR DO CADASTRO ÚNICO REALIZA REUNIÃO COM BENEFICIÁRIOS PARA A ATUALIZAÇÃO DOS DADOS NO SISTEMA

Na manhã de terça-feira dia 12 de setembro aconteceu uma reunião com os usuários do Cadastro Único e beneficiários do programa Bolsa família, para discutir sobre a importância da atualização dos dados cadastrais. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Programa Bolsa Família - PBF Danilo Max, onde o mesmo disse que o principal objetivo da reunião, é que todos saibam da importância do processo de atualização cadastral das famílias beneficiárias do PBF. O coordenador do programa também deixou claro que é importante garantir a veracidade e a atualidade dos dados declarados no Cadastro Único. A reunião teve a participação de vários usuários do programa e da equipe técnica do CRAS. Para finalizar o coordenador do PBF disse, que é sempre bom lembrar que a atualização cadastral é um dever de cada um, e deve ser feito o mais rápido possível, sempre que houver alterações na realidade da família. 




quinta-feira, 7 de setembro de 2017

BOLSA FAMÍLIA INFORMA

Acompanhamento das condicionalidades de saúde alcança terceiro melhor resultado da história
Mais de 75% das famílias beneficiárias foram acompanhadas pelas equipes de saúde no primeiro semestre de 2017



O acompanhamento das condicionalidades de saúde do primeiro semestre de 2017 alcançou mais de 8,7 milhões de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), o que corresponde a 75,2% de cobertura do total das cerca de 11,6 milhões de famílias perfil saúde a serem acompanhadas. O resultado foi o melhor já alcançado no período e, considerando todos os processos de acompanhamento registrados, representa o terceiro maior percentual já alcançado. Quando comparado ao resultado do primeiro semestre de 2016, o dado aponta que houve um aumento de 2,72 pontos percentuais no total de famílias acompanhadas.

Mais da metade dos Estados brasileiros alcançaram percentuais de acompanhamento acima da média nacional nesta primeira vigência de 2017: Bahia (76,5%), Santa Catarina (76,7%), Pará (76,8%), Pernambuco (77%), Alagoas (77,3%), Sergipe (79,2%), Maranhão (79,7%), Paraná (79,9%), Paraíba (80,8%), Tocantins (81,5%), Minas Gerais (82,1%), Piauí (82,3%), Ceará (83,5%) e Amazonas (83,7%).

Dos 5.570 municípios, mais de 4,1 mil também registraram percentuais de acompanhamento acima da média nacional, de 75,2%. Somente 15 municípios não alcançaram a cobertura mínima de 30% para recebimento dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Essas cidades ficarão sem receber os recursos do IGD referentes aos meses de agosto a dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

A cada ciclo de acompanhamento, os serviços de saúde registram aumento significativo no número de gestantes beneficiárias acompanhadas, o que indica maior conhecimento das famílias sobre a importância de realizar o acompanhamento das crianças desde o útero da mãe. O benefício variável gestante tem grande influência nesse aspecto. Neste ciclo de acompanhamento das condicionalidades de saúde, foram acompanhadas quase 389 mil gestantes, o que corresponde a uma cobertura de 80,3% do total de mais de 488 mil gestantes estimadas pelo Ministério da Saúde. Entre o acompanhamento referente ao segundo semestre de 2016 e ao primeiro semestre de 2017, houve aumento de 2,29 pontos percentuais na cobertura de acompanhamento de gestantes. Em números absolutos, houve um incremento de aproximadamente 11 mil grávidas acompanhadas.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde de crianças do PBF é realizado pelo serviço de atenção básica, com foco no cumprimento do calendário de vacinação e no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Durante o primeiro semestre deste ano, essas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde alcançaram mais de 5,7 milhões de crianças de 0 a 7 anos, de um universo de cerca de 7,9 milhões de crianças, o que corresponde a quase 73,1 % de cobertura.

Em relação ao cumprimento das condicionalidades, 99,5% das gestantes estavam realizando o pré-natal corretamente. Um total de 1.810 famílias com gestantes receberam efeitos por descumprimento dessa agenda, sendo 1.661 advertências, 116 bloqueios e 33 suspensões. Em relação às crianças, 98,9% estavam com o calendário de vacinação em dia. O descumprimento da agenda de vacinação pelas famílias com crianças entre 0 e 7 anos gerou cerca de 48 mil advertências, 3,8 mil bloqueios, aproximadamente 1,5 mil casos de suspensão e nove cancelamentos de benefícios. 

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

TÉCNICOS DO CRAS JUNTOS NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

PALESTRA SOBRE COMBATE E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO SETEMBRO AMARELO EM VIÇOSA-RN 


A Prefeitura Municipal de Viçosa-Rn e Secretaria do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS de Viçosa, por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS realizou na tarde desta terça-feira, dia 05 de setembro, “PALESTRA SOBRE COMBATE E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO SETEMBRO AMARELO EM VIÇOSA-RN”, com os grupos do PAIF, SCFV e comunidade de Viçosa-RN.
Na tarde dessa terça-feira, alguns moradores de Viçosa, professores, outros participantes de grupos do PAIF e SCFV participaram de uma palestra, proferida pela equipe técnica do CRAS, Psicólogo Endson Marques e Assistente Social Helane Maia, que na oportunidade trouxeram uma discussão sobre um dos maiores problemas de saúde pública, que é o suicídio, mazela está que acomete 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.
O CRAS como instituição pública que trabalha diversas questões de caráter preventivo, buscou por meio dessa atividade, alertar a população viçosense do quão importante e merecedora de nossa atenção é essa questão do suicídio. Visto que acomete muitos brasileiros e pessoas mundo afora, inclusive no município já tiveram casos de suicídios que não devem ser esquecidos.
O momento foi muito construtivo, pois dialogou sobre diversos aspectos que podem influenciar uma pessoa a suicidar-se, o que devemos fazer em uma situação de alerta, quais mecanismos temos hoje para ajudar, e foi a todo o momento focado o que cada um pode fazer principalmente no que diz respeito a não julgar o outro e achar que quem “quer morrer” não dá indícios, ele faz e ponto final, quando sabemos que não é assim, quem tem ideação suicida, dá vários sinais de que quer suicidar-se, e esses sinais são pedidos de ajuda, que por diversas vezes nós negligenciamos esses pedidos, achando que é “besteira”.
Em suma, o CRAS sente-se com o dever cumprido frente a problemática, durante o mês de setembro a instituição continuará trabalhando a prevenção ao suicídio, entregando panfletos e nos momentos oportunos orientando ou tirando dúvidas da população viçosense. 


terça-feira, 5 de setembro de 2017

PALESTRA SOBRE COMBATE E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO SETEMBRO AMARELO EM VIÇOSA-RN

A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN e Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, realizou na tarde de terça-feira, dia 05 de setembro uma “PALESTRA SOBRE COMBATE E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO SETEMBRO AMARELO EM VIÇOSA-RN”, com os grupos do PAIF, SCFV e comunidade de Viçosa-RN.
Na tarde dessa terça-feira, moradores de Viçosa, professores, outros participantes de grupos do PAIF e SCFV participaram de uma palestra, proferida pela equipe técnica do CRAS, Psicólogo Endson Marques e Assistente Social Helane Maia, que na oportunidade trouxeram uma discussão sobre um dos maiores problemas de saúde pública, que é o suicídio, mazela está que acomete 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.
O CRAS como instituição pública que trabalha diversas questões de caráter preventivo, buscou por meio dessa atividade, alertar a população viçosense do quão importante e merecedora de nossa atenção é essa questão do suicídio. Visto que acomete muitos brasileiros e pessoas mundo afora, inclusive no município já tiveram casos de suicídios que não devem ser esquecidos.
O momento foi muito construtivo, pois dialogou sobre diversos aspectos que podem influenciar uma pessoa a suicidar-se, o que devemos fazer em uma situação de alerta, quais mecanismos temos hoje para ajudar, e foi a todo o momento focado o que cada um pode fazer principalmente no que diz respeito a não julgar o outro e achar que quem “quer morrer” não dá indícios, ele faz e ponto final, quando sabemos que não é assim, quem tem ideação suicida, dá vários sinais de que quer suicidar-se, e esses sinais são pedidos de ajuda, que por diversas vezes nós negligenciamos esses pedidos, achando que é “besteira”.
Em suma, o CRAS sente-se com o dever cumprido frente a problemática, durante o mês de setembro a instituição continuará trabalhando a prevenção ao suicídio, entregando panfletos e nos momentos oportunos orientando ou tirando dúvidas da população viçosense. 




sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Setembro Amarelo: “Viver é a Melhor Opção Sempre”




Prefeitura Municipal de Viçosa e Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, desenvolverão uma série de atividades através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, para alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, esse problema de saúde pública que atinge todas as classes sociais, sem distinção de raça e gênero.
O dia Mundial de combate ao suicídio é 10 de setembro, data esta que é a culminância de ações de alerta a população, pois este tema deve ser falando em nossa sociedade, pois falar é sempre a melhor opção, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) 90% de todos os casos de suicídio pode ser evitado, isso se essas pessoas receberem ajuda prévia, seja de profissionais ou mesmo de amigos.

Como parte das ações a serem desenvolvidas, haverá no próximo dia 5 de setembro (terça-feira), na Câmara Municipal de Viçosa, uma roda de conversa sobre o Suicídio, direcionada principalmente para famílias com crianças, adolescentes e adultos com depressão, uma doença silenciosa que mata sem dó. O tema  da campanha este ano é “Setembro Amarelo Contra o Suicídio: Viver é a Melhor Opção sempre.”


COMBATE AO FUMO É TEMA DA REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS DO PAIF

A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS realizou na tarde de quinta-feira, dia 31 de agosto, “Uma Palestra de Conscientização ao Uso de Fumo”, com o Grupo de Homens Viva à Liberdade.


Na ocasião o Psicólogo Endson Marques e a Assistente Social Helane Maia, trouxeram uma apresentação sobre os danos do cigarro na saúde do homem, para tanto foi apresentado slaids e vídeos de impacto sobre os danos do cigarro a saúde humana e principalmente na saúde do homem, em seguida foi realizado uma reflexão aonde todos puderam colocar seus pontos de vistas. 

20 de Novembro Dia da Consciência Negra.

  O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, uma data importante para refletir sobre a luta contra o racismo e...