quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - INTEGRANTE DO NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES (NUCA) E CAPOEIRISTAS DO SCFV FAZEM APRESENTAÇÃO DO POEMA “ME GRITARAM NEGRA” DE VICTORIA SANTA CRUZ

Na tarde desta quarta-feira dia 18 de novembro adolescentes integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e alguns capoeiristas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) gravaram um vídeo em alusão a Semana da Consciência Negra no Brasil. 

No vídeo foi declamado o poema “Me Gritaram Negra” de Victoria Santa Cruz que foi uma poeta, coreógrafa, folclorista, estilista e ativista afro-peruana. Junto com seu irmão, Nicomedes Santa Cruz, ela é considerada significativa em um renascimento da cultura afro-peruana nos anos 1960 e 1970. Ela nasceu no dia 27 de outubro de 1922 no Peru e faleceu no dia 30 de agosto de 2014 aos 91 anos de idade. 

O poema “Me gritaram Negra” foi declamado pela integrante do NUCA Tailane Yasnara e acompanhado pelo grupo de percussão dos meninos do grupo de capoeira “Fortalecendo Vínculos” do SCFV. 

Esse poema “Me Gritaram Negra” é uma bandeira na luta contra o racismo. Ele relata aquilo que todo negro já viveu, e o faz interiorizar uma autoimagem que nega sua autoestima, mas, num crescente, a palavra “negra”, que começa como insulto, se transforma em afirmação valorosa da identidade e da humanidade negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RODA DE CONVERSA COM GRUPO "FAMÍLIAS EM ASSISTÊNCIA"

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS promoveu no dia 21 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Mulheres “Famílias ...