segunda-feira, 11 de junho de 2018

Técnicos da SEMTHAS realizam Conversação sobre o Trabalho Infantil com alunos do Karaté do SCFV


Em continuação a Semana Viçosense contra ao Trabalho Infantil “Não proteger a infância, é condenar o futuro: trabalho infantil não é brincadeira”, ainda, nesta segunda-feira, 11 de junho, a Equipe do CRAS realizou uma conversação sobre a Importância de Prevenir o Trabalho Infantil com o Grupo de Karatê Disciplina e Cidadania do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é 12 Junho e marca a importância da luta contra a violação dos direitos de milhões de crianças e adolescentes que trabalham. De acordo com nossas leis, principalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente o Estado, a família e a sociedade, são os três agentes que devem proteger as crianças de tudo que possa violar seus direitos. O ECA respalda, também, a proteção contra o trabalho infantil, determinando a idade mínima de 14 anos para o ingresso no mercado de trabalho, associando a profissionalização ao processo educativo.

Mas, ainda, são muitas as crianças que trabalham, num ciclo que se autoalimenta: a criança não estuda, porque trabalha e, no futuro, será um adulto que não trabalhará dignamente, porque não estudou. As Crianças têm direito ao não trabalho: a elas devem ser asseguradas uma infância feliz, lúdica, a participação em brincadeiras próprias da idade, educação pública de qualidade, e, partir da idade correta, qualificação profissional.

Contudo, toda criança deve ser ensinada sobre o que é dever e o que são obrigações. É claro, também, que a criança pode ajudar pai e mãe em casa, pode participar de alguns afazeres domésticos, deve aprender a importância do trabalho na vida e finalmente, pode brincar todo o tempo que quiser, contanto que nada disso retire o tempo do estudo.

Toda criança tem o direito a uma infância saudável, a um ambiente adequado ao seu desenvolvimento, longe de trabalhos que lhes roubem esse direito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...