quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ADOLESCENTES DO NUCA, CAPOEIRA E KARATÉ DA SEMTHAS VISITAM A COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SITIO PÊGA EM PORTALEGRE


No dia 24 de novembro os adolescentes do NUCA, Capoeira e Karaté conheceram a cultura, os costumes e as tradições da Comunidade Quilombola de Pêga, no município de Portalegre. A visita a comunidade quilombola marcou a culminância das atividades realizadas na Semana Municipal da Consciência Negra pela SEMTHAS, onde durante a visitação, o grupo teve a oportunidade de conhecer o dia a dia da comunidade.
Inicialmente a o grupo visitou a Capela de São Gonçalo onde foi recepcionado por Dona Aldizes que é a coordenadora da capela e a responsável pelo grupo da Dança de São Gonçalo.
A dança de São Gonçalo é religiosa de origem e aculturação portuguesa, inicialmente apresentada nos templos religiosos católicos, com o objetivo de catequizar os pecadores. Foi considerada de caráter mundano, sendo proibida pelas autoridades, passando a ser cantada e dançada nas zonas rurais, onde ainda hoje é aceita e praticada.
Os adolescentes puderam ainda conversar com Dona Aldizes que falou muito sobre a cultura negra e a forma de vida dos negros no passado.
Em seguida, o grupo de Capoeira fez uma apresentação para todos os presentes e o grupo de Karaté proferiu o seu lema.
Os grupos foram acompanhados por Elizaias Tavares do CRAS, o Professor de Capoeira Erivaldo Calixto e o Sensei Gledson.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...