sexta-feira, 17 de junho de 2016

II Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Viçosa-RN



Nesta quinta-feira (16 de junho) o município de Viçosa, promoveu o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, Edição 2013-2016. O evento aconteceu na Casa da Cultura Popular Palácio das Louceiras. Apesar de ser uma ação ligada à Secretaria de Assistência Social e aos órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente, como o COMUDICA e o Conselho Tutelar, o evento contou com a participação de todas as áreas das secretarias do município se mobilizando a partir das primeira da manhã, no Complexo Drª Julieta Dantas com a 1ª Feira de Ações Estratégicas “Crescendo Juntos” e continuou  até às 12h30min na Casa da Cultura Popular Palácio das Louceiras, com o 2º  Fórum Comunitário Município Aprovado.
A população atendeu ao chamado da articuladora do selo e pretigiou com sua presença as mesas da feira e o fórum. Além da comunidade de maneira geral participaram do evento o prefeito Antônio Gomes de Amorim, a vice-prefeita, Maria Rodrigues Pinto, o presidente da Câmara Manuel Gilberto Lopes, os vereadores Márcio Cristian, Helena de Oliveira, Antônia Sabino, Rodrigo Sávio, Ananias Pinto e os secretários Adalmária Lopes (Educação), Pedro Alcântara (Esporte), Suzete Sabino (Agricultura), Vanda Campos, Goreti Gomes e Andrea Nunes (Saúde), Marcos Roberto (Junta Militar), Selcina Gomes (Tributação), Vera Lúcia (Controladoria Municipal) e Márcio Vagner (Chefia de gabinete). Participaram também os representantes das Escolas CEIEP (Solange Maria), Francisco Gomes Pinto (Cledna Fernandes) e Escola Estadual Pedro Martins (Marcos Antonio) e a coordenadora da Casa da Cultura Popular de Viçosa. A feira contou com um público de aproximadamente 320 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Para o 2º Fórum, foram convidados 84 pessoas de acordo com a recomendação do Selo UNICEF e atenderam ao chamado 78 pessoas. Participaram da abertura do fórum 115 pessoas.
O objetivo do II Fórum Comunitário foi de mostrar aos participantes os avanços obtidos, através dos indicadores nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e através da Feira de Exposições a diversidade das ações estratégicas de políticas públicas e participação social, desenvolvidas pelas Secretarias articuladas (Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social), com participação ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMUDICA e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
A articuladora do Selo UNICEF e Secretária Municipal de Assistência Social, Dalva Vieira, agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na articulação do Selo e principalmente ao prefeito, que continua com a sua visão prioritária, nas ações e políticas públicas desenvolvidas nas áreas da infância e adolescência.
Em sua fala, quando da abertura do Fórum o prefeito agradeceu o empenho e o compromisso das secretarias articuladas e as escolas do município, pelas ações e programas desenvolvidos, que tem como foco principal, as crianças e adolescentes de Viçosa.
A realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é a última etapa das ações exigidas pelo UNICEF para que o município seja contemplado com a aprovação do Selo, que além de ser uma estratégia, tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos nos municípios. Depois do almoço, a mediadora do Selo UNICEF, Cristina Dantas realizou a visita ao Conselho Tutelar e à Sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMUDICA, acompanhada da Articuladora do Selo UNICEF no município, e do vice-presidente do COMUDICA, com o objetivo de avaliar o grau de funcionamento, dentre elas, estrutura e atendimento, através de documentos, atividades que deverão ser regidas comprovadamente de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Após a avaliação e análise das metas alcançadas sairá a relação dos municípios aprovados para edição 2013/2016, previsto para Dezembro de 2016.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...