10 de março - Dia do Telefone

O Dia do Telefone é comemorado anualmente em 10 de março. A comunicação por telefone foi uma das invenções mais importantes para o século XX, fazendo com que o mundo se tornasse muito mais “pequeno” e acessível para todas as pessoas. O Dia do Telefone é uma homenagem a data em que a invenção foi patenteada pelo seu desenvolvedor Alexander Graham Bell (1847 – 1922), em 10 de março de 1876. Neste dia, Graham Bell fez a primeira transmissão oficial de uma comunicação via telefone. De acordo com a história, a primeira frase a ser dita através do aparelho teria sido: “Sr. Watson, venha aqui. Quero ver você”.
No entanto, Graham Bell não teria conseguido desenvolver esta tecnologia sem a contribuição crucial do italiano Antonio Meucci, responsável pela criação do telégrafo e do princípio que daria origem ao telefone. Em 2002, os Estados Unidos reconheceu Meucci como o inventor oficial do telefone. No Brasil, o primeiro aparelho telefônico teria pertencido ao imperador D. Pedro II, que em 1877 tinha uma linha que ia do seu palácio (em São Cristóvão, no Rio de Janeiro) até o centro da cidade.
Atividades para o Dia do Telefone
As crianças podem aprender muita coisa sobre a importância do telefone para as comunicações com algumas atividades simples, como:
Contar histórias de como as pessoas se comunicavam antes da invenção do telefone;
Criar telefones com copos e fios;
Explicar (de forma didática) o princípio que faz com que os sons sejam transmitidos pelo telefone;

Visitar um museu ou exposição sobre a invenção do telefone

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

GRUPO DE CAPOEIRA FORTALECENDO VÍNCULOS DO SCFV PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TABOLEIRO GRANDE-RN

Viçosa realizará II Fórum Comunitário do Selo UNICEF