10 de março - Dia do Telefone

O Dia do Telefone é comemorado anualmente em 10 de março. A comunicação por telefone foi uma das invenções mais importantes para o século XX, fazendo com que o mundo se tornasse muito mais “pequeno” e acessível para todas as pessoas. O Dia do Telefone é uma homenagem a data em que a invenção foi patenteada pelo seu desenvolvedor Alexander Graham Bell (1847 – 1922), em 10 de março de 1876. Neste dia, Graham Bell fez a primeira transmissão oficial de uma comunicação via telefone. De acordo com a história, a primeira frase a ser dita através do aparelho teria sido: “Sr. Watson, venha aqui. Quero ver você”.
No entanto, Graham Bell não teria conseguido desenvolver esta tecnologia sem a contribuição crucial do italiano Antonio Meucci, responsável pela criação do telégrafo e do princípio que daria origem ao telefone. Em 2002, os Estados Unidos reconheceu Meucci como o inventor oficial do telefone. No Brasil, o primeiro aparelho telefônico teria pertencido ao imperador D. Pedro II, que em 1877 tinha uma linha que ia do seu palácio (em São Cristóvão, no Rio de Janeiro) até o centro da cidade.
Atividades para o Dia do Telefone
As crianças podem aprender muita coisa sobre a importância do telefone para as comunicações com algumas atividades simples, como:
Contar histórias de como as pessoas se comunicavam antes da invenção do telefone;
Criar telefones com copos e fios;
Explicar (de forma didática) o princípio que faz com que os sons sejam transmitidos pelo telefone;

Visitar um museu ou exposição sobre a invenção do telefone

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DALVA VIEIRA ASSUME NOVAMENTE A PASTA DO TRABALHO, HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

Viçosa comemora pela segunda vez o reconhecimento do Selo UNICEF.