1º de Abril - Dia da Mentira


Existem várias histórias que explicam o surgimento do dia da mentira. Uma delas atribui a brincadeira a uma simples mudança no calendário. Em 1564, o rei da França Carlos IX determinou a adoção do calendário gregoriano, que mudava de 1º de abril para 1º de janeiro a data do primeiro dia do ano.
Essa mudança causou muita confusão e vários franceses para manter a tradição resistiram ao novo calendário. Assim, a virada do ano passou a ser comemorada em duas datas e no dia primeiro de abril, para ridicularizar os conservadores, as pessoas enviavam presentes esquisitos, convites para festas que não existiam e passaram a contar as maiores mentiras.
O dia 1º de abril passou a ser conhecido como o “dia da mentira” e se espalhou por todo o mundo. A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore. Tudo faz crer que essas brincadeiras, originárias dos franceses, continuem sempre a existir, graças à eternidade das manifestações folclóricas no mundo inteiro. Neste dia aquelas mentiras sem maldade e que não prejudicam ninguém estão liberadas.

Fonte: Guia do Curioso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

GRUPO DE CAPOEIRA FORTALECENDO VÍNCULOS DO SCFV PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TABOLEIRO GRANDE-RN

Viçosa realizará II Fórum Comunitário do Selo UNICEF