quinta-feira, 25 de abril de 2024

GRUPO "EXPRESSÃO E ARTE" REALIZA ENSAIO NO SCFV.


A Prefeitura Municipal de Viçosa através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV realizou mais um encontro com o Grupo de Crianças “Expressão e Arte”, na última quarta-feira (24 de abril de 2024). Na ocasião, os orientadores Elizaias Tavares e Sandro Souza deram continuidade nas aulas práticas da música “Asa Branca” com os alunos do grupo. Os benefícios proporcionados pela flauta doce são diversos. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, serve como elemento de expressão sociocultural, auxilia no desenvolvimento psicomotor das crianças, desperta e desenvolve a musicalidade infantil e melhora a capacidade de memorização, características essências para vida e desenvolvimento de uma criança. Os pais ou responsáveis e principalmente as crianças que queiram participar do grupo, os encontros acontecem semanalmente todas as quartas-feiras, às 14h no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.





 



 

quarta-feira, 24 de abril de 2024

CEIMEP COMEMORA DIA DOS POVOS INDÍGENAS


Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou programação com atividades livres no pátio da Instituição. 
Com o tema "A maior riqueza cultural do Brasil, Valorize!" as professoras realizaram atividades lúdicas e também um cardápio regional para apresentar um pouco da cultura as crianças.
A Diretora Prof. Solange Maria de Oliveira Pinto, argumentou sobre a importância de comemorar as datas importantes da Cultura Nacional Brasileira e de incentivar as crianças a valorizar nossa gente, nossa cultura.


 

 

PARABÉNS ERIKA TURÍBIO



A Gestora Dalva Vieira em nome de todos que fazem a Assistência Social parabeniza a colaboradora Erika Turíbio. Desejamos que seu aniversário seja repleto de palavras de carinho e abraços sinceros. Muita paz, saúde e felicidades.

terça-feira, 23 de abril de 2024

GRUPO DE KARATE DO SCFV DE VIÇOSA/RN


Hoje, terça-feira (23), a Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV contou com mais uma aula do Grupo de Karate com crianças e adolescentes sob orientação do professor Gleydson Pereira.
O grupo continua a preparação para participar do Open Nacional de Karate na cidade de Mossoró/RN, no próximo dia 04 de maio, onde 10 atletas iram representar a cidade de Viçosa/RN neste grande evento nacional, que reunirá atletas de toda a região. Para o Professor Gleydson Pereira, essa é uma grande oportunidade para os alunos, tanto para os veteranos como principalmente para as crianças que iram participar pela primeira vez de uma competição a nível nacional. Também hoje, pela manhã foi realizado uma reunião de alinhamento com os pais e responsáveis dos alunos que participaram da viajem com o intuito de tirar todas as duvidas dos pais e também assinarem o termo de autorização.








VIÇOSA/RN PROMOVERÁ NO PRÓXIMO MÊS DE MAIO O II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF



Viçosa/RN promoverá no próximo mês de maio o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento faz parte da estratégia para que o município alcance o reconhecimento e a certificação que aponta melhorias nos indicadores de saúde, educação e assistência social de 2021 até 2024.

O local será o Plenário da Câmara de Vereadores com a participação de diversos atores sociais que avaliarão o plano de ação, nas áreas de saúde, educação e assistência social, uma das etapas para a obtenção do Selo Unicef.

O Rio Grande do Norte nesta edição do prêmio tem mais 2.023 municípios inscritos, o maior número de adesões da história do programa e concorrendo a certificação.

A realização desse Fórum é mais uma atividade prevista dentro da metodologia do Selo. Em 2021, quando iniciou o período desta edição, o município realizou o I Fórum Comunitário, ocasião em que foi trabalhado um plano de ação que estabelecia o que seria desenvolvido ao longo dos quatro anos. Agora é a reta final, com a realização do II Fórum justamente para que a população possa avaliar essa trajetória, destacou Dalva Vieira, articuladora do Selo Unicef em Viçosa.

RODA DE CONVERSA COM GRUPO "FAMÍLIAS EM ASSISTÊNCIA"

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS promoveu no dia 21 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Mulheres “Famílias em Assistência”. Na ocasião o Psicólogo, Douglas Vasconcelos e a Assistente Social, Itamária de Paula trabalharam a roda de conversa "Você Conhece o seu filho?" que trata-se de um dialogo entre mães, sobre a convivência com suas crianças, que tem características, necessidades e desejos próprios.

O Psicólogo expos a importância de observar cada filho, e compreender que emocional de cada criança é uma dependência dela, estabelecer o vínculo da criança com o seu ambiente, desde que ela nasce e ao decorrer da vida, influencia diretamente na construção da sua identidade. Na oportunidade as mães expressaram comportamentos de seus próprios filhos, como conseguem ligar e entender essas crianças. Levando a fala do Autismo, em razão do Abril Azul caracterizado em sua maioria por alguns desses comportamentos, como a dificuldade para interagir socialmente, manter contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo. Por isso, é importante conhecer intimamente cada filho, observar como ele se sente, interage com o mundo a sua volta e do que ele necessita para se desenvolver de forma saudável.





segunda-feira, 22 de abril de 2024

GRUPO DE CAPOEIRA DO SCFV


Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV dá continuidade as aulas do Grupo de Capoeira com crianças e adolescentes sob orientação do professor Erivaldo Calixto.

O professor iniciou a aula passando para seus alunos que realizando o alongamento correto e regularmente, seus benefícios consistirão em: redução de tensões musculares, melhoria da coordenação, prevenção de lesões, liberação dos movimentos, melhora na circulação e melhora na consciência corporal. Todo mundo pode realizar o alongamento, independente de idade e nível de flexibilidade, porém sob a orientação de um profissional. Em seguida os alunos participaram da aula prática de capoeira encerrando com uma roda de capoeira com todos os capoeiristas.






 








CEIMEP PROMOVE “PIQUENIQUE LITERÁRIO”.

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou a programação na sexta-feira dia 19 de abril com atividades ao ar livre com o tema Piquenique literário, com as professoras Maria Janaina, Francisca Jaenia, Maria Perpetua, Claudia Cavalcante, Estela Maria e Ana Paula. De acordo a diretora Professora Solange Maria de Oliveira Pinto, o objetivo do projeto é incentivar as crianças a desenvolver o hábito da leitura e a valorização da literatura infantil. Na ocasião foi elaborada uma exposição de livros de fantasias possibilitando as crianças adentrarem no mundo imaginário das histórias infantis e dos contos de fadas.







quinta-feira, 18 de abril de 2024

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"


O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ocasião as Assistentes Sociais Glêdcia Melo e Itamária de Paula trabalham na perspectiva de estimular as habilidades intelectuais, cognitivas e a coordenação motora dos idosos utilizando como instrumento de trabalho desenhos e pintura com tinta guache.

Estudos revelam que o desenho e a pintura atuam na coordenação motora das pessoas, ajudam na capacidade de organização, estimula a memória, dentre outros benefícios. A pintura é uma atividade que exige constante evolução e aprendizagem. Então quando é feita com continuidade, mantém os neurônios ativos e a capacidade cerebral em pleno funcionamento. Além disto, os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura. Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.

Por este motivo, é importante ocupar o tempo livre de maneiras diferentes, com práticas ocupacionais como a pintura. Não é necessário ser nenhum artista ou pintor profissional para começar a pintar. Basta pegar o pincel, um papel em branco e começar a expor todo o sentimento através de desenhos ou figuras geométricas.




 







GRUPO "EXPRESSÃO E ARTE" REALIZA ENSAIO NO SCFV.

A Prefeitura Municipal de Viçosa através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Víncu...