sexta-feira, 10 de setembro de 2021

1º ENCONTRO PÓS PANDEMIA COM O GRUPO DE IDOSOS CIDADE VERDE.





Na tarde dessa quinta-feira, 09 de setembro de 2021, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou o primeiro encontro pós-pandemia com o Grupo de Idosos Cidade Verde do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Primeiramente os Técnicos do CRAS, Antônia Goreti (Coordenadora), Douglas Vasconcelos (Psicólogo), Elizaias Tavares (Psicopedagogo) e Gledcia Melo (Assistente Social) conversaram o Setembro Amarelo, que é uma Campanha sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é um fenômeno que atinge cerca de 12 mil pessoas ao ano só no Brasil e mais de 1 milhão no mundo todo. Desses números, a taxa entre a população idosa, acima de 70 anos, é um alerta vermelho negligenciado, embora corresponda ao maior índice de mortalidade. A pandemia de coronavírus exigiu como recomendação de prevenção o isolamento social, sobretudo aos chamados grupos de riscos, cujas pessoas idosas estão inseridas. Essa realidade agravou sentimentos de solidão e ansiedade já muito conhecidos pelos idosos e isto requer uma preocupação ainda maior de toda a sociedade para as condições de bem-estar desta população.

Em seguida o Professor de Capoeira Erivaldo Calixto realizou a Capoterapia com os idosos do grupo, proporcionando um momento muito especial. A atividade é uma vertente da capoeira que utiliza alguns dos seus elementos em atividade física orientada para idosos, sua musicalidade proporciona descontração e resgata a memória do folclore nacional. Erivaldo Calixto contou para todos sobre o surgimento da Capoterapia, a importância para o idoso, apresentou instrumentos que serão utilizados para as animações, instruções cardiorrespiratórias e seus benefícios quanto ao uso de medicamentos pra pressão arterial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...