quarta-feira, 18 de março de 2020

ATLETAS DO GRUPO DE CAPOEIRA DE VIÇOSA/RN REALIZAM AÇÃO EDUCATIVA E PREVENTIVA PARA EVITAR O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS E OUTRAS DOENÇAS


Na tarde deste último dia 17 de março foi realizado mais uma aula de capoeira no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os alunos da capoeira na ocasião participaram de uma oficina de higienização das mãos como forma de prevenir a proliferação do COVID-19 entre outras doenças. A ação foi conduzida pelo professor de capoeira Erivaldo Calixto que na oportunidade mostrou que medidas simples podem ter grandes efeitos na saúde do ser humano. Segundo o professor de capoeira que também é auxiliar técnico de enfermagem os vírus e bactérias são facilmente transportados pelas mãos das pessoas. Em geral, as mãos são a partes do corpo que mais tem contato entre uma pessoa e outra e as pessoas, em geral, usam as mãos pra diversas coisas, costumam passar a mão nos olhos, no nariz, na boca, no corpo, muitas vezes, sem perceber; assim como tocam diversos objetos e todas essas podem ser fonte de micro-organismos que causam doenças e a sua transmissão pode ser muito reduzida se as pessoas lavarem as mãos adequadamente.  Ainda na oportunidade o professor Erivaldo disse que a lavagem antisséptica das mãos exige certo cuidado e deve ser realizada com frequência.
Para finalizar o encontro dos capoeiristas o professor disse que para lavar as mãos de forma correta é necessário usar água limpa sabonete ou sabão em barra, lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas das mãos, preocupando-se muito com as pontas dos dedos, com o espaço entre os dedos, com as unhas, o dorso da mão e lavando até a região do punho, deve demorar aproximadamente de 30 segundos a um minuto. Isso pode ser substituído ou complementado pela utilização de álcool em gel.  O professor fez a demonstração para seus alunos da forma correta de lavar as mãos e em seguida orientou os mesmos a fazerem as mesmas coisas, obedecendo o passo a passo das orientações que ele deu durante a demonstração.
É importante destacar que a lavagem das mãos deve ser feita não somente antes das refeições e antes e depois de ir ao banheiro, mas também depois de tocar em objetos fora de casa, antes de tocar em bebês, depois de ter contato com pessoas doentes e sempre que a pessoa achar necessário.
“Uma ação tão simples como lavar corretamente as mãos pode salvar vidas”, disse Erivaldo Calixto Professor de Capoeira de Viçosa/RN.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ERIKA TURÍBIO

A Gestora Dalva Vieira em nome de todos que fazem a Assistência Social parabeniza a colaboradora Erika Turíbio. Desejamos que seu aniversári...