Secretária de Viçosa participa do lançamento do novo formato do Programa do Leite Potiguar (PLP)

A secretária Dalva Vieira, acompanhada de Itamária Paula e Jackson Lopes participou nesta terça-feira, dia 12 de julho, da solenidade de lançamento do novo formato do Programa Leite Potiguar, na Escola de Governo do RN, em Natal. 
Segundo o Governador Robson Faria, o novo formato do programa vai beneficiar o pequeno produtor do Rio Grande do Norte. O PLP passa, a partir desta data, para a gestão compartilhada entre a EMATER-RN e a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS-RN). O instituto fica com a responsabilidade de prestar assistência técnica ao produtor e gerenciar o pagamento do PLP. Já a SETHAS fica com o controle social do programa, cadastrando os beneficiários e fiscalizando a distribuição do leite.
Durante a solenidade, estiveram presentes representantes das 58 associações e entidades socioassistenciais sem fins lucrativos, de 37 municípios, credenciadas depois da chamada pública para fazer a distribuição do leite. A Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Viçosa (ACDV) será a responsável pela distribuição do leite em Viçosa, contando com a parceria da Secretaria de Assistência Social. A coordenadora do PLP no município de  Viçosa será  Francisca Itamária de Paula Sabino, que manterá contato direto com a Coordenação Estadual e se responsabilizará por todas as questões referentes a operacionalização e à gestão do programa no município.   
As prioridades no programa são famílias inseridas no Cadastro Único, com renda per capita de até R$ 77,00; Composição familiar  a partir de três pessoas; Famílias com crianças de dois a sete anos de idade; e famílias com idosos acima de 60 anos.  As vagas serão destinadas preferencialmente ao beneficiário que atender cumulativamente os quatro primeiros itens.
De acordo com a secretária Julianne Faria, todas as mudanças do programa devem estar em vigor até novembro.
A partir de um sistema informatizado (Ceres), o cidadão poderá consultar a listagem de beneficiados e as instituições responsáveis pela entrega. Por meio do Cadastro de Pessoa Física ou do Número de Identificação Social (NIS) qualquer pessoa pode saber se está apta a receber o leite. As listas com os nomes dos beneficiados também estarão nos locais de entrega do programa.
Com o novo formato, a EMATER ficará responsável pelo pagamento aos fornecedores de leite e laticínios, prestação de assistência técnica a agricultores familiares e produtores rurais e fiscalização da entrega do leite. Já a SETHAS, prestará assessoria e supervisionará o cadastramento, seleção, inclusão e exclusão de beneficiários através do Cadastro Único do Governo Federal.
Participaram do evento secretários estaduais, prefeitos, representantes de associações e entidades e produtores rurais de todo o Estado. À tarde, o evento organizou capacitação realizada pela EMATER e SETHAS, voltada para os coordenadores de postos de distribuição. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

GRUPO DE CAPOEIRA FORTALECENDO VÍNCULOS DO SCFV PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TABOLEIRO GRANDE-RN

Viçosa realizará II Fórum Comunitário do Selo UNICEF