Prefeitura de Viçosa promove Campanha Municipal de Prevenção ao uso abusivo de Álcool e outras Drogas.




 Equipe da SEMTHAS, CRAS, Conselho tutelar, SCFV, CEIEP e EMFGP na Campanha contra o uso abusivo de álcool e outras drogas.


 Diversas atividades deram continuidade a Campanha Municipal “Álcool e outras drogas: ou você apaga essa ideia da cabeça ou ela apaga você!” promovida pela Prefeitura, por meio da secretaria de municipal de assistência social e Conselho Antidrogas.
Nesta terça-feira o Conselho Tutelar realizou uma roda de conversa sobre prevenção ao uso do álcool e outras drogas na adolescência, com as turmas do 7° ao 9° ano da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto. Os conselheiros realizaram entrega de panfletos e alertaram sobre os principais efeitos causados pelo uso de tais substancias.

  Ainda pela manhã, no CEIEP os técnicos do CRAS realizaram mais uma atividade, desta vez com as crianças daquela instituição. Na ocasião os pequenos puderam assistir um desenho animado no qual enfocou o assunto das drogas, o quanto elas são prejudiciais para aquelas pessoas que usam, as consequências no convívio social e principalmente no núcleo familiar.
O momento foi concluído com uma discussão, tendo como base o vídeo educativo “Astros do Desenho Animado Contra as Drogas”.  
 Na parte da tarde foi realizada uma Palestra sob o tema  “Adolescência, ato infracional e drogas", com o delegado da Polícia Civil, Cristiano Zadrozny, que  parabenizou o Prefeito Municipal e toda sua equipe, por ser um gestor parceiro da segurança pública.
O álcool e outras drogas atingem diretamente a humanidade, principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa usuária que faz uso de substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa usuária, que muitas vezes acaba sofrendo mais do que o próprio usuário; terceira, o estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas geradas pela compra e venda de drogas(furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da droga).
“O objetivo desses encontros é para refletir sobre o uso de álcool e outras drogas pelos jovens, para que juntos possamos elaborar ações sobre como ajudar esses jovens”, disse a secretária Dalva Vieira. Ressaltou ainda que o local onde os jovens residem, a família e os problemas psiquiátricos são os principais fatores de risco para que o envolvimento e o uso abusivo de álcool e outras drogas. “A depressão, a ansiedade e outros transtornos são fatores de risco. Uma pesquisa atual revelou que 20% dos jovens, em todo o Brasil, têm algum transtorno psiquiátrico. É preciso conhecer a realidade desses jovens para enfrentarmos o problema”, destacou.
Hoje, 12 de abril,  a programação segue  com uma Roda de conversa na  UBS Braz de Souza Barra, às 14 horas, e um Debate sobre uso de álcool e outras drogas, às 15 horas no salão de reuniões do CRAS, com o presidente do COMAD.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DALVA VIEIRA ASSUME NOVAMENTE A PASTA DO TRABALHO, HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

PARABÉNS DANILO MAX