segunda-feira, 13 de maio de 2024

MAIO É MÊS DE CAMPANHA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE.

 

Dando ênfase ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu neste dia 13 maio de 2024, em articulação com Conselho Municipal de Direitos da Criança e dos Adolescentes - COMUDICA, Conselho Tutelar, Saúde e profissionais da SEMTHAS abertura da Campanha Faça Bonito 2024  no Programa de Rádio Assistência Social em Foco da cidade de Viçosa-RN que é realizado todas as segundas-feiras. O maio laranja, campanha voltada para a prevenção do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, vale pontuar que durante todo esse mês, diversas ações serão realizadas, nas quais terão participação de diversos setores que se articularão para promover as atividades.

18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca a luta contra um crime que é encoberto pelo medo de denunciar. Para tanto, é preciso que seja feita permanentemente a sensibilização, mobilização e convocação das famílias, comunidades, sociedade e governo para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dado extremamente preocupante é que apenas 10% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são denunciados.

Estatísticas apontam que a cada hora 3 crianças são vítimas de violência sexual no Brasil, e cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. O abuso infantil acontece, quase sempre, no ambiente em que a criança vive e é praticado, muitas vezes, por pessoas conhecidas. Uma das causas da invisibilidade desse tipo de crime é a ideia falsa de que as crianças podem estar criando fantasias quando relatam as agressões.

 

Educar para se prevenir é a melhor forma de evitar que a violência aconteça.

 

Se desconfiar de alguma coisa, não se cale. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar e a demais rede de proteção. DENUNCIE!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPERAÇÃO VIRTUDE EM VIÇOSA-RN

A Prefeitura de Viçosa-RN através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social, CRAS e o SCFV realizou...