O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ocasião as Assistentes Sociais Glêdcia Melo e Itamária de Paula trabalham na perspectiva de estimular as habilidades intelectuais, cognitivas e a coordenação motora dos idosos utilizando como instrumento de trabalho desenhos e pintura com tinta guache.
Estudos revelam que o desenho e a pintura atuam na coordenação motora das pessoas, ajudam na capacidade de organização, estimula a memória, dentre outros benefícios. A pintura é uma atividade que exige constante evolução e aprendizagem. Então quando é feita com continuidade, mantém os neurônios ativos e a capacidade cerebral em pleno funcionamento. Além disto, os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura. Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.
Por este motivo, é importante ocupar o tempo livre de maneiras diferentes, com práticas ocupacionais como a pintura. Não é necessário ser nenhum artista ou pintor profissional para começar a pintar. Basta pegar o pincel, um papel em branco e começar a expor todo o sentimento através de desenhos ou figuras geométricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário