O evento com o tema "Março Lilás aconteceu ontem, dia 21 de Março, na quadra da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero e despertar a reflexão de crianças, adolescentes e jovens sobre o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
No Brasil, o câncer de colo do útero é o segundo que mais mata mulheres entre 20 e 49 anos. Esse evento foi um grande marco para o grupo de capoeira "Fortalecendo Vínculos" de Viçosa/RN, contando com a participação de Portalegre e Taboleiro Grande. A equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS parabeniza o professor Erivaldo Calixto (Mestre Golinha) e seus colaboradores por proporcionarem uma noite rica em cultura, arte e conhecimento. A secretária Dalva Vieira agradece a todos os participantes destacando Nilbemara Vieira Simplício (Promoção da Igualdade Racial de Portalegre), Rodrigo Araújo (Pedagogo), o Instrutor Risadinha e todos os atletas de Taboleiro Grande e Portalegre.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. "O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação de suas identidades culturais. A roda, os instrumentos musicais, o canto e os movimentos corporais compõem o desempenho em capoeira."
"A
vida é como uma roda de capoeira, quem vive joga, quem joga vive."
Uma
rasteira não significa perder, levante e continue a viver.
Somos atingidos por golpes altos e golpes baixos. O que fazer?
Manter a
moral, erguer a cabeça e sorrir pro inimigo. Só não devemos é desistir."
Nenhum comentário:
Postar um comentário