segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

ASSISTÊNCIA EM FOCO RETORNA E FALA SOBRE A CAMPANHA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E DIGINIDADE MENSTRUAL.

Hoje, 05 de fevereiro de 2024, foi realizado o programa de rádio Assistência em Foco, uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e a FM da Paz de Viçosa-RN. O programa de hoje foi conduzido por Sandro Souza e Helane Maia que teve como pauta a campanha: “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e remonta ao fato de que uma gravidez na adolescência traz consequências para toda a vida.

Para prevenir a gravidez na adolescência é necessário fortalecer o diálogo sobre a temática, na família, na escola e nas ações das políticas públicas, esclarecendo todas as dúvidas dos adolescentes em relação a sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa teve como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e socioeducativas que contribuam para a redução da gravidez na adolescência.

Helane Maia trouxe também orientação sobre Programa Dignidade Menstrual criado pelo Governo Federal, uma iniciativa para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos.

O programa garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas beneficiadas, que estão entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.

Para acessar o benefício, é necessário comprovar o direito a obter os absorventes pelo Programa Farmácia Popular. Para isso, a pessoas deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter CPF.

Os absorventes poderão ser retirados nos estabelecimentos credenciados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil. A retirada para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal. Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias. Para emitir a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, basta acessar o Meu SUS Digital, pelo aplicativo ou no site, e acionar o Programa Dignidade Menstrual, clicando em “Emitir Autorização”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Hoje, 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e...