quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

01 DE DEZEMBRO : DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A AIDS

 


O mês de dezembro é dedicado à Luta contra a Aids. A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV irá abordar, ao longo do mês, reforçando a importância dos cuidados, prevenção e doenças em geral, incentivando todos a buscarem atendimento na Unidade Básica de Saúde do município.
O que é Aids?
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfuro cortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado, é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas.
Quais os sintomas ?
Os sintomas que comumente aparecem nessa fase são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...